Fraternidades da Ordem Franciscana participam de formação

 

Representantes de vários municípios participaram do Retiro das Fraternidades da Ordem Franciscana Secular

Representantes de vários municípios participaram do Retiro das Fraternidades da Ordem Franciscana Secular

No último fim de semana ocorreu, no Centro de Formação São Pio, o Retiro das Fraternidades da Ordem Franciscana Secular da Região do 5º distrito. Irmãos e irmãs de diversas cidades participaram do retiro. Entre as cidades que tiveram representantes estavam Umuarama, Guaíra, Cianorte e Campo Mourão.

O encontro começou na tarde de sábado e a abertura foi conduzida pelo Frei João José. Na sequência, o padre Leandro Carlos Broleza, de Cianorte, discorreu o primeiro tema do retiro: Franciscano Secular no olhar do documento Laudato Si.

Em seguida, o Monsenhor José Dantas de Sousa, da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Umuarama, falou sobre a Oração do Franciscano Secular.  A etapa de sábado foi encerrada com a noite de oração diante do Santíssimo Sacramento, que foi conduzida pelo Frei Flavio, da Ordem dos Franciscanos Menores de Cascavel.

O Bispo Diocesano, Dom João Mamede, também esteve no retiro. Dom Mamede conduziu o momento de reflexão com o tema: Oração e Contemplação. Em seguida, o Frei Flavio encerrou o retiro falando sobre a misericórdia de São Francisco de Assis.

Texto: Pastoral da Comunicação da Diocese de Umurama / Foto: Henrique Silvio de Oliveira – OFS

Compartilhe: