FPFS adia Paranaense de Futsal Feminino 2015

cafe lna1A Federação Paranaense de Futsal (FPFS) anunciou que o Londrina e Maringá desistiram de disputar o campeonato Paranaense de Futsal Feminino esse ano. Com isso, um novo regulamento e nova tabela devem ser anunciadas em breve. A FPFS publicou uma nota hoje dizendo que o campeonato foi adiado (leia abaixo).

A competição começaria no próximo sábado (30), com o BioAccess/CAFE Futsal estreando em casa. O campeonato que teria oito times divididos em dois grupos com quatro times, ganhará novo formato. A federação teve reunião ontem em Curitiba para tratar das desistências e está consultando Cianorte, Sarandi, São José dos Pinhais, Colombo, Guarapuava e Telêmaco Borba sobre como será disputada a competição.

DINHEIRO – O motivo da desistência do Londrina foi a falta de verba própria e do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (Feipe), da prefeitura, que colaborava na manutenção da equipe. Sem dinheiro, a diretoria não conseguiu contratar reforços e nem poderia bancas as despesas de viagens da competição.

Maringá também desistiu pela falta de verba. Mas também houve uma reclamação em relação ao regulamento da competição desse ano. “Não vamos parar o time. Seguimos treinando para os Jogos Abertos e a possibilidade da Liga Nacional”, informou o técnico Edson Lambari. Ele lamentou que o time não tenha verba disponível e que teria muitas despesas com viagens longas no Estadual. Por isso, o time não se reforçou esse ano e segue com 18 atletas somando o adulto e juvenil.

REGULAMENTO – A FPF teria recebido três sugestões de formato. O CAFE Fustal é a favor do formato do ano passado com uma pequena mudança. O primeiro turno haveria jogos de ida e volta entre as seis equipes. O segundo turno teria ainda os seis times, mas com um cruzamento invertido: o primeiro contra o sexto, o segundo contra o quinto e o terceiro contra o quarto lugar.

Com isso se classificariam os três vencedores dos cruzamentos e um quarto time pelo índice técnico. Assim, haveria a semifinal com quatro equipes. “Não vamos mais contratar jogadoras. Estamos com o time fechado e pronto para estrear”, anunciou o presidente cianortense Roberto Osaku, ao comentar a desistência de Londrina e Maringá que teriam atletas disponíveis.

Texto e foto: Andye Iore

CONFIRA A NOTA DA FPFS:
A Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), através do seu departamento técnico, informou, na manhã desta terça-feira, dia 26, que o início do Campeonato Paranaense de Futsal Feminino Adulto, que começaria neste sábado, dia 30 de maio, teve seu início adiado e novas datas serão divulgadas em breve pela entidade máxima do futsal do Estado.

A FPFS explica que o motivo do adiamento do início da competição estadual foi a desistência das equipes de Londrina e Maringá da edição de 2015 do torneio e, assim, a fórmula de disputa acordada entre os clubes no arbitral realizado na cidade de Guarapuava, não poderia mais ser utilizado com a participação de seis equipes no Estadual Feminino Adulto deste ano.

Assim, diante das duas desistências, o departamento técnico da FPFS está analisando um novo formato de disputa da competição estadual que se enquadre na maioria das equipes que vão disputar a competição deste ano. Portanto, nos próximos dias, a entidade máxima do futsal paranaense estará divulgando a nova data de início do torneio e também a nova fórmula de disputa da competição estadual.

Luiz Henrique Ferraz / Assessoria de Imprensa – FPFS

Compartilhe: