Formação de professores aborda desenvolvimento da linguagem dos alunos

Foto 01Entre as atribuições dos professores no ambiente escolar, trabalhar a linguagem oral dos alunos tem sido uma das mais importantes, até porque, o incentivo para que as crianças, desde cedo, pronunciem corretamente as palavras e possam se expressar melhor, facilita o processo educacional futuro. Ciente disso, a Prefeitura de Cianorte, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, ofereceu aos profissionais da Rede Municipal, recentemente, treinamentos a respeitodo assunto com a fonoaudióloga Carla Paixão.

Com os educadores do Ensino Infantil, a profissional abordou em uma palestra as primeiras etapas do aprendizado da língua, enquanto, com os profissionais do Ensino Fundamental, trabalhou durante três encontros a consciência fonológica e a importância que ela exerce na linguagem. “Como as crianças, diariamente, passam horas dentro das instituições escolares, é muito importante que os educadores estejam atentos e aptos a desenvolver essas habilidades”, argumenta a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa.

Em suas palavras, Carla Paixão explicou aos professores que é preciso estar constantemente atentos aos alunos, para que eles possam interferir ativamente no aprimoramento da linguagem. “Vocês podem aproveitar de ocasiões cotidianas, como uma brincadeira ou o momento da merenda, para criar situações que incentivemo desenvolvimento comunicacional dos alunos”, disse. Entre as dicas e orientações, ela sugeriu o trabalho com as crianças dispostas em círculo, o que facilita escutar melhor as falas, e a necessidade de pronunciar corretamente as palavras, por mais que pareçam rebuscadas. (Texto e Foto: ASCOM PMC)

Compartilhe: