Força-tarefa limpa lixeiras na Zona Rural de Cianorte

lixeiras

Equipes da Secretaria de Meio Ambiente, da Prefeitura de Cianorte, iniciaram hoje (17), uma força-tarefa para a realização da limpeza de todas as lixeiras comunitárias situadas nas zonas rurais do município.

Na ação estão envolvidas 20 pessoas, entre servidores da Secretaria de Serviços Municipais (pátio), da coleta de lixo e da Brigada Florestal , que devem concluir as atividades amanhã (18).

“Por conta do feriado, o acúmulo de resíduos nestes locais foi inevitável. Optamos por realizar uma atividade conjunta das equipes para normalizar o quanto antes a situação”, aponta o secretário municipal de Meio Ambiente, Guilherme Cômar Shulz. Ele explica que em alguns casos, os espaços comunitários apresentavam uma situação ainda mais preocupante por conta do descarte inadequado de materiais.

As 15 lixeiras comunitárias existentes em Cianorte são voltadas para o descarte de resíduos orgânicos e recicláveis das famílias que vivem nas zonas rurais. “O que tem acontecido muitas vezes é a utilização de pessoas que vivem na zona urbana que descartam materiais inapropriados no local, como móveis, eletrodomésticos, lixo eletrônico e até mesmo animais mortos, o que provoca uma superlotação das lixeiras e uma série de transtornos, visto que são resíduos que requerem destinações específicas”, argumenta Guilherme.

A coleta dos resíduos depositados nas lixeiras é realizada uma vez a cada dois dias e conta com o trabalho concomitante de três equipes, sendo a primeira responsável pelo lixo orgânico, a segunda pelo reciclável e a terceira pela varrição e ensacamento dos detritos no entorno dos depósitos. “Pedimos que as pessoas que não residem na zona rural não depositem resíduos nestes locais. Desse modo conseguiremos atender normalmente toda a demanda de recolhimento, o que permitirá que o ambiente não seja afetado de nenhuma forma”, aponta o secretário.

Para o descarte adequado de cada resíduo a Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza espaços apropriados. Entulhos podem ser destinados ao Depósito da Mãe Biela; Recicláveis, na Avenida Maranhão esquina com a Avenida Allan Kardec; Eletrônicos e pneus, no Viveiro Municipal Benedito Zanzarini todas as quintas-feiras das 14h ás 16h; móveis em geral, por meio do disque-recolhimento 3631-6161; e galhadas pelo disque-recolhimento 3631-6463.

Texto e foto: Ascom Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: