• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


14 de dezembro de 2017

3:12

Feirantes investem em hidroponia para hortaliças

Publicado em 29 de abril de 2016

hidro

 

Apesar do grande volume de chuvas que atingiu Cianorte no final de 2015 e início de 2016, Maria Marciano Tibério, produtora rural há mais de 20 anos, não deixou de comercializar hortaliças na Feira do Produtor de Cianorte. Isto porque, há cinco meses investiu em uma estrutura de proteção (estufa) com sistema hidropônico, que permite que as plantas cresçam apenas com o uso da água e de nutrientes sem o contato com o solo em um ambiente com temperatura e umidade controladas.

“Por meio deste sistema continuamos a oferecer aos nossos clientes alimentos de qualidade, independente de situações climáticas adversas, durante todo o ano”, conta a produtora que em seu galpão de 500 m² cultiva alface, salsinha e rúcula por meio da técnica, chegando a colher, semanalmente, cerca de 600 plantas. Além dela, no município existem outros três produtores que investiram em hidroponia. Dos quatro, dois comercializam seus produtos na Feira do Produtor.

Maria explica que o maior problema enfrentado acontece no momento da comercialização. “A população tem um certo preconceito em relação a produtos hidropônicos ainda. Acredito que por desconhecer ou por ser algo novo. Muitos acham que tem agrotóxicos em excesso e coisas assim, o que não é verdade, uma vez que eles se mostram melhores em diversos aspectos se comparado à produção convencional”, diz.

“O trabalho é mais leve e limpo, exige menos mão-de-obra, não é necessária a rotação de culturas, a produtividade é alta e a colheita precoce, usa-se menos agrotóxicos, há o mínimo desperdício de água e nutrientes, maior higienização e controle de produção, melhor apresentação do produto, maior tempo de prateleira e pode ser realizado em qualquer lugar”, aponta o técnico agrícola, Emanuel Sordi, da Secretaria Municipal de Agricultura da Prefeitura.

Por conta dos inúmeros benefícios ofertados por este tipo de produção que a Secretaria de Agricultura tem se empenhado para acompanhar e oferecer formação aos produtores a fim de fomentar a prática. “Por ser uma forma relativamente nova de cultivo aqui para nós, nossa equipe trabalha no sentido de buscar pessoas que já possuem experiência no ramo, para oferecer novas informações e alternativas aos produtores”, garantiu o secretário da pasta, Waldiley José Domingos.

A primeira das palestras de formação nesse sentido acontece na terça-feira (10 de maio), às 13h30, no auditório do Paço Municipal. Os temas trabalhados serão hidroponia, semi-hidroponia e sobre financiamento para instalação de estufas (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf). O evento é voltado a todos os produtores rurais do município.

Texto e foto: Ascom Prefeitura de Cianorte

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais