Feira de serviços faz mais de 16,8 mil atendimentos

servicos

Moradores de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, receberam nesta semana a feira de serviços integrados UPS – Cidadania, promovida pelo Governo do Estado na área da Unidade Paraná Seguro Guatupê. Durante os três dias de feira, 16.886 atendimentos foram prestados, entre emissão de documentos, serviços de saúde e cadastros para os programas de governo.

Na última sexta-feira (28), o governador Beto Richa esteve no local e afirmou que a feira contribui para descentralizar as ações e serviços oferecidos pelo Estado. “O programa facilita a vida das pessoas”, disse ele. “O sucesso tem sido tamanho, que ampliamos a oferta destes eventos para quase três vezes ao mês”, acrescentou.

A feira de serviços é realizada pela Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos e a Polícia Militar, por meio da Coordenadoria de Polícia Comunitária. “Com as feiras, o cidadão não precisa agendar atendimento ou se deslocar de um órgão ao outro. Ele tem todos os serviços do governo à disposição”, afirmou o secretário da pasta, Artagão Junior.

COMUNITÁRIO – Criadas a partir de 2012, dentro do programa Paraná Seguro, as Unidades Paraná Seguro reforçam a presença da Polícia Militar em áreas mais suscetíveis à violência. O foco da PM é o vínculo com os moradores, através do policiamento comunitário. Hoje são 15 unidades no Estado – dez em Curitiba, duas na RMC (São José dos Pinhais e Colombo), duas Cascavel e uma em Londrina.

AGILIDADE – As vantagens agradaram a moradora Rosa Aparecida Grochoski, de 27 anos, que aproveitou o evento para providenciar a segunda via do RG. “Estava com dificuldade em agendar pela internet, mas agora já estou com a senha na mão e logo serei atendida”, disse. Ela aproveitou também para fazer o primeiro documento de identidade e o CPF do filho Gustavo, de 6 anos.

EXPOSIÇÕES – A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além de participarem da organização e da segurança, também desenvolvem ações como a exposição de materiais e equipamentos, viaturas, brincadeiras e outras atividades para que a comunidade possa conhecer mais o trabalho das unidades especializadas da corporação.

As feiras de serviços integrados acontecem desde 2013, nas UPS-Cidadania, de Curitiba, Região Metropolitana, Londrina e Cascavel. São realizadas nos municípios com alto índice de vulnerabilidade social.

Texto e foto: AE PR

Compartilhe: