Feira da Saúde oferece mais de 20 serviços gratuitos neste sábado

feirasaudeOrientar sobre os cuidados preventivos, avaliar condições, detectar fatores de risco, bem como incentivar a adoção de hábitos saudáveis: esses são os principais objetivos da 1ª Feira da Saúde de Cianorte que, com mais de 20 serviços gratuitos à população, será realizada neste sábado (02), das 8h30 às 16h, na UBS José Maciel Bahia (Extensão), localizada na Travessa Itororó, aos fundos do antigo PA.

A iniciativa é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Corpo de Bombeiros, Clínica de Olhos Paraná, Unidade Radiológica, Unidade de Coleta de Sangue (Hemepar) e Santa Casa. “O intuito é dar continuidade às mobilizações das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, no sentido de conscientizar sobre importância da prevenção e do cuidar de si”, conta a secretária da pasta, Michelly Poliana Viguiato Pricinotto.

O evento é aberto à toda população que, entre os serviços e orientações, terá à disposição: aferição de pressão arterial; avaliação de glicemia capilar; coleta para o Papanicolau (preventivo ao câncer de útero); exame clínico de mamas e mamografia; vacinação de rotina; cadastro de doadores de medula óssea; avaliações odontológicas e prevenção ao câncer de boca; avaliações de acuidade visual; orientações nutricionais; sobre estresse e ansiedade; instruções sobre aleitamento materno; primeiros socorros; medicamentos e outros. Além disso, o evento também será abrilhantado por uma exposição de trabalhos confeccionados nas oficinas terapêuticas do CAPS.

TESTES RÁPIDOS – O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado ao lado da UBS, também estará participando da Feira da Saúde, com a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C. O processo é totalmente sigiloso, sendo a análise de infecção feita com a coleta de apenas uma gota de sangue e o resultado sai em 30 minutos. Para usufruir do serviço, basta comparecer ao local, das 8h30 às 15h30, e apresentar um documento com foto. (Texto e imagem: ASCOM PMC)

Compartilhe: