• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


23 de julho de 2017

4:31

Família Paranaense capacita equipes da região de Cianorte

Publicado em 18 de maio de 2017

familia01

Cerca de 150 servidores municipais e estaduais de 41 municípios do noroeste paranaense estão reunidos no Centro de Eventos de Paranavaí para o Encontro Macrorregional do Programa Família Paranaense. O evento reúne gestores e técnicos que trabalham nas políticas públicas que integram o programa Família Paranaense, como assistência social, saúde, educação, habitação, geração de emprego e renda.

O evento teve início ontem (17) às 9 horas com a abertura oficial realizada pela secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, que destacou o trabalho desenvolvido junto as famílias em situação de risco e vulnerabilidade social: “Nós não trabalhamos para a manutenção da pobreza, não damos eternamente bolsas auxílio e benefícios sem buscar resultados, sem buscar melhorias, sem eliminar as situações de vulnerabilidade e risco, sem tirar o problema da vida das pessoas. O programa faz exatamente o contrário: ele oportuniza o resultado, a melhoria, ele financia o treinamento, facilita e coloca no mercado de trabalho.”, afirmou a secretária.

Fernanda Richa continou afirmando que o programa tem uma porta de saída para a situação de risco e vulnerabilidade, que é uma vaga de trabalho. “Se em dois a família não conseguir trabalho formal ou informal, ela tem sim um atendimento especial. Mas nós temos resgatado muitas famílias no Paraná, tanto é que já conseguimos uma redução de 57% da pobreza e 38% da extrema pobreza. Isso é graças a um trabalho comprometido com as equipes dos municípios. Se continuarmos acreditando, conseguiremos mudar o perfil social do nosso país”, afirmou.

Durante a abertura do encontro a primeira dama do Estado disse que o Programa teve início na capital do Paraná e se estendeu para as demais 398 cidades depois dos excelentes resultados. “Eu fico muito feliz em participar de encontros do Família Paranaense, porque através deste programa nós conseguimos mudar a vida de muitas pessoas. Quando estivemos à frente do município de Curitiba, conseguimos reduzir a pobreza e miséria em 65% em 5 anos. O programa é tão bom, que trouxemos também para o Governo do Estado”, frisou.

O encontro, que termina hoje (18), tem como objetivo é capacitar as equipes para melhorar o atendimento às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, atendidas pelo programa na região.

De acordo com a coordenadoria estadual do programa a ação faz parte de uma série de encontros promovidos pela Secretaria da Família, para qualificar as equipes e fortalecer as ações intersetoriais desenvolvidas com as famílias. Os encontros também contribuem para um entendimento mais aprofundado sobre ações, metas, objetivos e metodologia do programa.

As temáticas discutidas no encontro são prioritárias para que as famílias incluídas no programa sejam acompanhadas em sua integralidade, razão pela qual é muito importante que cada participante compreenda o seu papel no acompanhamento das famílias.

A chefe do Escritório Regional da Secretaria Estadual da Família e Desenvolvimento Social de Cianorte, Lucélia Guimarães, destacou a importância do Programa Família Paranaense: “É um programa que integra várias secretarias e o recurso que recebemos nos ajuda bastante, porque temos essa carência e o apoio do programa vem de encontro às nossas necessidades”, afirmou.

FAMILIA PARANAESE  – Criado em 2012, o Família Paranaense está presente nos 399 municípios do Estado. Nos 48 municípios das regiões de Cascavel, Foz do Iguaçu e Toledo, aproximadamente 22 mil famílias já foram atendidas pelo programa, com ações como transferência de renda e acompanhamento familiar. Desde 2013, o valor repassado às famílias por meio do Renda Família Paranaense chegou a R$ 7,8 milhões. (Com informações da AEN-PR e Prefeitura de Paranavaí)

Texto: Juliano Secolo / Foto: Divulgação

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais