Evento integrou empresas do segmento turístico em Paranavaí e Umuarama


Durante workshops, 120 empresários conheceram experiências inovadoras, tendências e ferramentas tecnológicas que são aplicadas no setor

Com o objetivo de desenvolver o turismo como fator de desenvolvimento local, o Sebrae/PR promoveu nos dias 16 e 17, em Paranavaí e Umuarama, respectivamente, o Workshop Setorial de Turismo – Inovação, Tecnologia e Tendências. No total, 120 empresários participantes da região noroeste puderam estabelecer uma rede de contatos, conhecer experiências de sucesso, ferramentas tecnológicas e as maiores tendências mundiais para o segmento.

Durante a programação, os empreendedores de negócios de gastronomia, lazer, hospedagem e transporte, por exemplo, tiveram acesso a informações que ajudam a mapear o turismo no Brasil. Dados do Ministério do Turismo apontam que o Paraná é o quarto estado que mais recebe turistas. Quando analisados os motivos que os trazem, 43% dizem que negócios e eventos são os atrativos, 23% a visita a familiares e 22% escolhem para lazer.

Patrícia Albanez, coordenadora estadual de Turismo do Sebrae/PR, apresentou as seis maiores tendências mundiais que têm indicado padrões de comportamento do consumidor viajante. São elas: a influência do perfil geracional, que aponta as preferências de diferentes públicos de acordo com a faixa etária, o empoderamento feminino, a busca pelo turismo lento e do bem-estar, a presença do digital no mundo real, o crescimento das plataformas digitais e a busca do cliente por experiência e personalização.

“Esse trabalho com os empresários, a troca de experiências e as informações ajudam no planejamento e melhoria dos negócios do setor para atrair um público cada vez maior para Paraná”, considerou Albanez.

Para inspirar os participantes a inovar, o evento apresentou histórias de empresas locais que se diferenciam ao oferecer produtos e serviços, como a pizzaria de Bruno Martins Rosa, que para se destacar no segmento apostou na elaboração de um cardápio enxuto, inspirado na Itália, com pizzas individuais, feitas com ingredientes nobres e fermentação natural. Outro exemplo compartilhado foi o da Fernanda Maia, dona de uma startup focada no segmento do turismo, que busca desenvolver experiências para empresas fidelizar clientes.

Outro momento de troca de experiências foi conduzido por Patrícia Valente Santini, consultora do Sebrae/PR, que mediou os relatos de empresários que buscaram investir em qualidade e tiveram como retorno a obtenção do Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, melhoria na gestão, resultados financeiros e na capacitação de equipes. “Sempre digo que um destino competitivo é formado por empresas competitivas. E, é isso o que o processo de busca pelo Selo de Qualidade resulta, em empresas mais capacitadas”, frisou.

INCENTIVO PRÁTICO

As atividades encerraram com rodas de negócios que promoveram a rede de contatos dos participantes. Cada empresário teve a oportunidade de conhecer outras 34 pessoas diferentes e seus negócios. Em uma destas rodadas, Odair Lopes, dono de um parque aquático e hotel em Porto Rico, se aproximou de um empresário que possui uma transportadora turística em Maringá.

“Quando ouvi ele falando logo percebi que ali pode estar uma nova oportunidade para mim. Troquei cartões e pretendo ter novas conversas. Volto para a minha empresa animado, com novas informações, possíveis novos fornecedores e commuito anseio em melhorar o que faço”, afirmou o empresário.

Carla Frasquetti, empresária de Umuarama e dona de um hotel, contou que o workshop proporcionou que ela passasse a ter uma nova percepção do mercado. “Conhecendo tantas experiências inovadoras e analisando a realidade do turismo eu consegui fazer uma crítica ao meu negócio e me questionar acerca do que preciso inovar na minha empresa. Foi uma oportunidade única”, relatou.

O workshop foi promovido pela primeira em cidades do interior do Estado. A proposta é que a partir de 2019 novos eventos como este aconteçam nas demais regiões paranaenses. “Pretendemos estar mais próximos dos empresários do segmento turístico e estender a eles diversas soluções do Sebrae/PR, como o Selo de Qualidade”, complementou Patrícia Albanez.

PARCEIROS

Em Paranavaí, o evento contou com apoio da Aciap, Aciap Jovem, Associação Comercial de Porto Rico (Acip), Prefeitura de Paranavaí, Prefeitura de Porto Rico, o Conselho de Desenvolvimento Turístico e Econômico de Porto Rico (CDTEP), Senac, Território Encontro das Águas, Associações Comerciais e Empresariais do Noroeste do Paraná (Cacinpar), Rede de Turismo Regional (Retur), Consórcio Intermunicipal da Apa Federal do Noroeste do Paraná (Comafen) e Porto Rico Pura Vida.

Já em Umuarama os parceiros foram a Prefeitura Municipal, Retur, Fecomércio PR, Senac, Sindicato dos Comerciários Varejistas de Umuarama e Região (Sindilojistas), Senar Paraná, Paraná Turístico 2026, Consórcio Intermunicipal para Conservação do Remanescente do Rio Paraná e Áreas de Influência (Coripa), Convention and Visitors Bureau Umuarama (CVB) e Comtur Umuarama.

Fonte: Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR

Compartilhe: