Estiagem castiga lavouras da região de Cianorte

rur-edgar-soja01O jornal Folha de Cianorte publicou na sua versão impressa ontem (16) uma reportagem especial sobre a safra na região cianortense. Mostramos como os produtores rurais vivem momentos distintos, mas sempre com muita paixão pelo trabalho no campo.
A estimativa da Secretaria de Estado e do Abastecimento (SEAB) é de uma quebra na safra de soja em torno de 25% no Paraná devido ao forte calor e falta de chuvas. Porém, a perda deve ser maior em Cianorte chegando em torno de 50% em algumas propriedades.

Para o produtor Edgar Brazolotto (foto ao lado), a perda em 350 hectares de soja nessa safra deve ser recuperada em torno de três anos. Por outro lado, o agricultor familiar Luis Bezerra e Silva (foto abaixo), está contente mesmo com uma área 70 vezes menor que a de Brazolotto. Ele é um dos 112 produtores beneficiados por um projeto da prefeitura cianortense.

ESTATÍSTICAS – A Folha de Cianorte fez um levantamento geral das safras na região, mostrando dados, comparações, a expectativa dos agricultores (pequenos e grandes), entre outras situações. E também mostramos como está o trabalho dos órgãos do setor como Seab, Cocamar, Secretaria de Agricultura de Cianorte que oferecem assistência técnica, entre outros benefícios aos produtores rurais de nossa região.

A reportagem também dá uma geral nos aspectos históricos que colocam Cianorte em destaque na produção estadual, seja com café no passado, ou na produção de frangos, no crescimento da cana de açúcar ou nos pequenos produtores de mandioca. A Folha de Cianorte publicará no decorrer da semana os três textos da reportagem especial em links separados aqui no site do jornal.

Texto: Andye Iore, Juliano Secolo e Paulo Tertulino / Fotos: Andye Iore

rural-jose luis

Compartilhe: