Estão abertas as inscrições para o Programa Família Acolhedora em Cianorte

 

As famílias cianortenses interessadas em conhecer e fazer parte do Serviço de Acolhimento pelo Programa Família Acolhedora, oferecendo seus lares e sua dedicação para amparar, de maneira voluntária e temporária, crianças ou adolescentes em situação de vulnerabilidade social, já podem se inscrever para a capacitação, que terá início em março deste ano.

A iniciativa, prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), foi instituída em Cianorte em abril de 2018, por meio da parceria entre a Prefeitura e o Ministério Público, e visa cadastrar, selecionar e capacitar pessoas ou famílias que se dispõem a acolher crianças ou adolescentes que foram afastados do convívio de sua família de origem e estão sob medida protetiva, até que seja viabilizada a sua reintegração familiar, encaminhamento para a família extensa ou adoção.

Enquanto isso, a família responsável pelo acolhimento deve prover e garantir todas as condições adequadas de saúde, higiene, alimentação, educação e socialização, bem como o apoio para que a criança ou adolescente compreenda sua história. Para desempenhar esse compromisso, a família acolhedora conta com a orientação e monitoramento da equipe técnica (assistente social e psicólogo) do Serviço de Acolhimento Familiar, além de um auxílio financeiro para as despesas, no valor de um salário mínimo vigente, por acolhido, pago pelo Governo Municipal.

Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e 16 anos mais velho que o acolhido; residir no município há mais de dois anos; não ter nenhum membro da família no domicílio envolvido com uso abusivo de álcool, drogas e substâncias análogas; todos os envolvidos precisam estar de acordo; possuir espaço físico adequado para recepcionar a criança ou o adolescente e receber o parecer psicossocial favorável da equipe técnica do Serviço de Acolhimento Familiar.

Mais informações podem ser obtidas, assim como as inscrições podem ser realizadas, na Divisão dos Direitos da Criança e do Adolescente, localizada na Praça Olímpica, 236, na Zona 04; pelo e-mail acolhimento.smas@cianorte.pr.gov.br; ou pelos telefones (44) 3631-8072 / (44) 9 9115-7613, sendo o do WhatsApp (44) 9 9925-6995. “Caso as famílias interessadas queiram mais esclarecimentos sobre o funcionamento do programa, podem entrar em contato e agendar uma visita da nossa equipe às suas residências para tirarmos todas as dúvidas”, afirmou o chefe da Divisão, Fernando Oswaldo Ribeiro.

“Contamos com o engajamento dos cianortenses para proporcionarmos um atendimento individualizado, dentro de uma família, assim como a convivência comunitária, às nossas crianças e adolescentes que se encontram em situação de risco, evitando, desta forma, a institucionalização e permitindo um melhor desenvolvimento físico, psíquico e social. Por isso, pedimos para que façam parte dessa iniciativa, sejam famílias acolhedoras”, destaca a secretária municipal de Assistência Social, Marlene Bataglia.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: