Estado já certificou 109 Unidades de Saúde em 2018

A secretaria de Saúde do estado,entrega selos tutoria para a 21º regional de Saúde de Telêmaco Borba. Curitiba,02/04/2018 Foto:Venilton Küchler

Desde o início do ano, a Secretaria de Estado da Saúde já entregou 109 Selos de Certificação de Qualidade para cerca de 50 municípios de todo o Paraná. A última entrega do trimestre aconteceu nesta segunda-feira (02), em Telêmaco Borba, na 21a Regional de Saúde.

O grande número de unidades certificadas mostra que o trabalho desta gestão, em parceria com os municípios e os profissionais de Saúde, garante a consolidação de um sistema público de qualidade e excelência. Os selos são motivo de orgulho para todo Estado”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Dos 109 Selos entregues, 98 foram da categoria Bronze e 11 da categoria Prata. Para receber a certificação, as unidades de saúde devem aderir ao programa APSUS, de qualificação da Atenção Primária à Saúde, e participar do Projeto de Tutoria do Estado.

Com o apoio de técnicos das regionais de Saúde, as equipes são convidadas a modificar o modelo de atendimento, priorizando o cuidado integral ao paciente. A base são os conceitos e diretrizes da Secretaria de Estado da Saúde, já abordadas e discutidas nas oficinas temáticas do programa.

Depois disso, cada unidade passa por uma criteriosa avaliação que verifica mais de 100 itens de qualidade, desde aspectos físicos e estruturais até rotinas de trabalho. Os selos são divididos em três categorias (bronze, prata e ouro) que variam de acordo com o grau de exigência dos requisitos.

Entre as mudanças mais comuns incorporadas dentro da rotina das unidades de saúde está o agendamento de consultas, evitando filas em frente aos postos durante a madrugada. Também há melhorias no atendimento em saúde bucal e no acompanhamento de gestantes e bebês durante o pré-natal.

ENTREGAS

O início das certificações aconteceu no Litoral do Paraná. O destaque foi para a Unidade de Saúde do Mirim, em Guaratuba, a primeira Unidade litorânea a receber o selo. Depois, os municípios das Macrorregionais Oeste, Noroeste e Norte foram qualificadas.

Em Telêmaco Borba, três Unidades receberam o Selo Bronze de Qualidade. “A instauração do processo de tutoria na cidade foi fundamental para a elaboração de metas, padronização dos processos e qualidade no atendimento ofertado pelas equipes”, explica o secretário municipal de Saúde de Telêmaco Borba, Ede Pukanski.

Ele também agradeceu o trabalho do Estado e garantiu a continuação do programa de tutoria. “Foi de extrema importância o apoio e a parceria do Governo e da Secretaria de Estado da Saúde para consolidação das boas ações. A tutoria estabeleceu uma concorrência saudável entre os profissionais das equipes de saúde. Alcançamos o Bronze mas estamos na disputa do Ouro”, destaca o secretário municipal.

Estamos promovendo uma verdadeira revolução na atenção primária do Paraná. Começamos este processo com oficinas temáticas baseadas nas redes de atenção, onde mais de 35 mil profissionais foram capacitados. Agora, com a tutoria, auxiliamos as equipes para que elas apliquem na prática todos esses conceitos e diretrizes abordados anteriormente nas oficinas”, explica o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: