Especialista orienta recuperação de nascente de rio

nascente

A Prefeitura de Cianorte, através da Secretaria de Meio Ambiente (SEMMA), promove amanhã (15), um Dia de Campo com a presença do especialista em recuperação de nascentes, Pedro Diesel. A atividade será composta por aprendizados práticos que incluem desde a limpeza até métodos para aumentar o volume de água. Esta será a terceira e última fase programada pela pasta para a restauração da cabeceira do Rio Bolívar, responsável pelo abastecimento de água do município.

Cerca de 50 pessoas são esperadas, entre elas integrantes do Rotary Club Cinturão Verde, moradores da região, conselheiros de meio ambiente e servidores da Promotoria Pública, da Brigada Florestal e da Secretaria de Meio Ambiente. “Será uma oportunidade interessante e enriquecedora para todos, tendo em vista que o ministrante possui uma vasta experiência nesse tipo de trabalho, sendo reconhecido em todo o país por suas competências”, comenta o secretário da SEMMA, Guilherme Comar Schulz.

“Esperamos que os participantes tornem-se,a partir deste encontro,multiplicadores do conhecimento, empregando o trabalho de preservação e restauração não apenas nesta cabeceira, como também em outras que possuímos em nossa cidade, afinal, a água é um dos recursos naturais mais importantes que possuímos”, assegura o prefeito Bongiorno. Os participantes se encontram na nascente do Rio Bolívar, localizada na Estrada Apuí, às 8h30.

HISTÓRICO – Por iniciativa da Prefeitura de Cianorte e do Ministério Público, a cabeceira do Rio Bolívar passa desde o final do último ano por um importante processo de recuperação, motivado pelo assoreamento do solo e pelo contato irresponsável do homem. Em um primeiro momento, a estrada rural, que ficava muito próxima ao manancial, foi desviada para depois ser realizado o plantio de cinco mil árvores nativas em sua margem.

Texto e foto: Ascom Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: