Escolas Municipais de Cianorte apresentam bons resultados no IDEB

A meta projetada no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) em 2019 para o município de Cianorte era de 6.3, porém, nos dados divulgados nesta última terça-feira (15) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a Capital do Vestuário ficou acima desta previsão com 6.7.

IDEB

O IDEB foi criado em 2007, pelo (INEP) com o objetivo de medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O Ideb, portanto, funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

ESCOLAS MUNICIPAIS

As Escolas Municipais de Cianorte, onde o IDEB é aplicado nos 4º e 5º anos, apresentaram um ótimo desempenho em 2019, já que das 13 instituições de ensino apenas três não atingiram a meta projetada (MP).

O destaque ficou para a Escola Municipal Vicente Machado, cuja MP era 5.9, porém o índice obtido foi de 7.5; sendo importante destacar que desde 2013 a escola tem ficado acima dos 7 pontos no índice do IDEB.

Com resultados acima dos 7 pontos no IDEB também ficaram as Escolas Municipais: Jorge Moreira da Silva com resultado 7.2 cuja MP era 7.1; e Cecília Sato com resultado 7.1 tendo como MP 6.9.

Também ficaram acima das metas projetadas (MP): Dom João Bosco com 6.9 cuja MP era 6.4; Jardim Aeroporto com 6.8 acima da MP de 6.2; Ernesto Geisel com 6.7 acima da MP de 5.9; as escolas Maria Montessori e Ovídio Luiz Franzoni tinham como meta projetada 6.1 e ambas apresentaram como resultado 6.3; já a Escola João Bueno de Godoy ficou com 5.6, enquanto sua MP era de 5.1.

A Escola Municipal Castro Alves atingiu a meta projetada de 6.2. Ficaram abaixo das metas projetadas pelo IDEB as escolas: Gonçalo Moreno Gutierres que apresentou 6.5 quando a MP era 6.8; ambas as escolas Lidia Usuy Ohi e Liomar Gomes tinha como meta projetada para 2019 no IDEB 6.5, tendo obtido como resultado no índice 6.1.

ESCOLAS ESTADUAIS

As escolas estaduais de Cianorte também apresentaram bons resultados no Ensino Fundamental, onde o IDEB é avaliado nos 8º e 9º anos. Das 10 escolas existentes no município, somente três ficaram abaixo das metas projetadas (MP).

O maior índice foi da Escola Estadual Princesa Izabel que atingiu a meta projetada para 2019 de 6.1. O Colégio Estadual Dom Bosco teve como resultado 5.6, acima da MP de 5.3. O Colégio Estadual Primo Manfrinato que tinha como meta 4.9 ficou com 5.4. O resultado do Colégio Estadual Professor Caio Mario Moreira foi de 5.3, acima dos 5.0 estabelecido como meta para 2019.

Com 5.1 o Colégio Estadual São Lourenço ficou acima da meta projetada que era de 4.6. O Colégio Estadual José Guimarães que tinha como meta projetada 4.9 ficou com 5.0 em 2019. O Colégio Estadual Itacelina Bittencourt atingiu a meta projeta para 2019 que era 4.9.

Abaixo da Meta Projetada pelo Ideb ficaram os Colégios Estaduais: Igleia Grollmann com 5.8 quando a meta era 5.9; Cianorte com 5.0 enquanto a meta era 5.5 e Vidigal cuja meta era 5,3 e obteve 4.8.

ENSINO MÉDIO

Os Colégio Estaduais também foram avaliados quanto ao Ensino Médio (3º ano), sendo que das nove instituições públicas do município apenas duas tinham metas projetadas para 2019 e ambas ficaram acima.

No caso do Colégio Estadual Professor Caio Mario Moreira tinha como meta projetada 4.5 e obteve como resultado 5.4, já o Colégio Estadual São Lourenço tinha como meta 3.9 e obteve 4.5 no IDEB.

O INEP divulgou como índice no IDEB os seguintes resultados para os Colégios Estaduais: Dom Bosco – 5.1; Cianorte – 4.4; Igleia Grollmann – 5.3; José Guimarães – 4.2; Primo Manfrinato – 5.0; e Vidigal – 4.5. Segundo o INEP o número de participantes no SAEB do Colégio Estadual Itacelina Bittencourt foi insuficiente para que os resultados fossem divulgados.

Fonte: Redação Folha Regional de Cianorte / Foto: Google Street View (outubro 2011)

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse