Escolas apostam em projetos para melhorar aprendizagem

Programa3O desenvolvimento de projetos no espaço escolar faz com que o ambiente tenha uma nova cara. Na aprendizagem realizada através de projetos onde os alunos participam diretamente, se envolvem e são autores de suas ações, existe maior interação entre alunos, professores e, até mesmo, com a comunidade.

Pensando nisso, o programa “A União faz a Vida”, desenvolvido pela Sicredi União PR/SP, tem levado às escolas do Paraná uma nova forma de se pensar o ensino. O diferencial do programa está em ensinar através de situações vivenciadas no dia a dia.

“O programa é muito especial para nós da Sicredi, pois além do trabalho desenvolvido, nos aproxima da comunidade. É nossa contribuição no desenvolvimento de pessoas mais preocupadas com cidadania e cooperação. E essas atitudes começam na escola. Desta forma, teremos cidadãos melhores, pais melhores, profissionais melhores, enfim, um futuro melhor para todos”, alegra-se Edson Rocha, diretor de negócios da Sicredi União PR/SP.

CRESCIMENTO – Este semana, o programa ganhou mais uma escola participante. Trata-se da Escola Mundo Colorido de Jussura, no interior do Paraná. O programa, que já é realizado em uma escola e centros infantis municipais da cidade, passa a atuar, pela primeira vez, em uma escola particular.

“Já trabalhávamos com escolas particulares, mas dentro do Sistema Sesi. Esta é a primeira escola particular independente. Recebemos o pedido da direção da escola com muita alegria, pois isso mostra que nosso programa está gerando resultados positivos para escolas  e, consequentemente, para os alunos e comunidade. Estamos fazendo a diferença e isso é motivo de orgulho para nós.”, alegra-se Sandra Michels, assessora de programas sociais da Sicredi União PR/SP.

RECONHECIMENTO – Segundo a diretora da escola Mundo Colorido, Diane Roberta Giroto Cavichioni, será muito importante para a escola a inclusão de projetos em seu currículo. “O programa irá nos ajudar a construir uma educação muito melhor, voltada para o desenvolvimento do aluno como cidadão”, salienta a diretora.

Para pedagoga e professora da escola, Cacilda Terezinha Tashimi Garcia, os projetos agregam muito valor ao aprendizado. “É visível a diferença de uma escola com e sem projetos. Nas escolas onde o programa é desenvolvido, as crianças vão com prazer para a escola, são mais alegres, mais participativas.  Esse entusiasmo,  é meio caminho andado para que a aprendizagem aconteça e a criança interiorize o conteúdo”, destaca.

Feliz com a repercussão do programa na cidade, Natália Paveloschi Petita, gerente da agência Sicredi em Jussara, conta que o trabalho feito com as crianças tem envolvido também a comunidade. “Tem sido de vital importância para a cidade esse envolvimento que os projetos têm proporcionado. As crianças aprenderam a poupar, a cooperar e isso reflete nos associados. Eles procuram a cooperativa para falar do que os filhos estão aprendendo. Esse reconhecimento é gratificante para nós. Vamos colher bons frutos com esse trabalho”, frisa Natália.

ATUAÇÃO – O programa “A União Faz a Vida” desenvolve várias ações e projetos com o objetivo de construir valores de cooperação e cidadania por meio de práticas de educação cooperativa, contribuindo para a educação integral de crianças e adolescentes. Hoje o programa é desenvolvido nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Texto e foto: Assessoria Sicredi

Compartilhe: