Escola Jorge Moreira utiliza jogo de xadrez como instrumento pedagógico

 

xadrez-jorgePeões, torres, cavalos, bispos, rainha e rei no tabuleiro. Isto significa que é aula de Educação Física para os quartos e quintos anos da Escola Municipal Jorge Moreira da Silva. Isto porque, devido a uma iniciativa da direção e equipe pedagógica, com a adesão do professor da disciplina, as turmas estão tendo, desde fevereiro, lições de xadrez. A utilização do jogo como instrumento pedagógico visa o desenvolvimento de competências e habilidades, e, para incentivar o engajamento dos alunos, a instituição de ensino passou a promover, neste mês, um torneio.

“A prática do xadrez no contexto escolar é uma maneira de incentivar a capacidade de concentração e memorização; o respeito às regras; o exercício da paciência, da perseverança e do autocontrole; bem como a resolução de problemas e a lidar com os sentimentos que envolvem ganhar e perder. Diante de todos esses benefícios, propusemos a ideia ao professor, Afonso Celso Abrão Junior, bem como ao Conselho Escolar e à APMF que, prontamente, nos auxiliaram a viabilizar a implantação e, aos quais, somos muito gratos”, explica a diretora da instituição de ensino, Neuci Regina Moreira Gouvêa.

Segundo a diretora, a iniciativa fez sucesso entre os alunos que, após assimilarem os conceitos, movimentos e táticas, além de praticarem bastante, agora, estão testando o aprendizado em um torneio. “Cada turma está competindo em âmbito interno, com os adversários definidos por sorteio, para, posteriormente, os que se sobressaírem, disputarem a final interclasses”, conta Neuci. A previsão de término da competição é a última semana de novembro e, para prestar reconhecimento aos destaques, a escola já angariou uma bicicleta para presentear o primeiro colocado, no entanto, a intenção é de conseguir premiar mais alunos.

“Temos 110 crianças envolvidas neste projeto e todas elas estão engajadas e com muita expectativa. A maioria tomou tanto gosto pelo xadrez que já atua como multiplicadora de conhecimentos, incentivando a prática entre seus familiares e amigos. Por isso, estamos pedindo apoio às empresas de nossa cidade, para que nos ajudem a prestar reconhecimento a um maior número de classificados”, disse Neuci. A solenidade de premiação, que irá marcar o encerramento das atividades deste ano, está prevista para a primeira semana de dezembro.

Texto e fotos: ASCOM PMC

Compartilhe: