Equipe prende homem por tráfico de drogas no distrito de Vidigal

Nesta quinta-feira (21/05), por volta das 11h15min, durante Operação Ostensividade II, a equipe da RPA deslocou até o Distrito de Vidigal com o intuito de coibir os mais diversos ilícitos.

No patrulhamento, mais precisamente em frente a uma residência situada na Rua Carandaí, foi visualizado um indivíduo (contra o qual recaem diversas denúncias de tráfico de drogas) em atitude suspeita.

Deste modo, foi tentado proceder a sua abordagem tática, porém, o homem desobedeceu a ordem emanada e saiu em desabalada carreira, transpondo muros e adentrando em casas da região.

Os policiais procederam o seu acompanhamento a pé e, em determinado momento, o homem jogou algumas notas de dinheiro (que após contabilizadas totalizaram R$ 143,00), continuando a sua fuga e se homiziando.

Depois de realizado o cerco policial, nas proximidades de onde o indivíduo foi perdido de vista, foi procedido o adentramento no terreno da casa situada na rua Kamenoski Otama, sendo encontrado o cidadão deitado em meio a árvores e arbustos. Assim, foi dada a voz de abordagem, entretanto, no momento da aproximação policial para a busca pessoal, o senhor cidadão investiu com socos e empurrões para tentar nova fuga, momento em que foi necessário o uso diferenciado da força, sendo possível o algemamento do homem, conforme preconiza a Súmula Vinculante nº 11, por receio de nova fuga e para resguardar a integridade física de todos os presentes.

Indagado sobre a sua resistência apresentada, bem como o motivo da fuga, o indivíduo disse estar sob efeito de álcool e entorpecente. Perguntado sobre o dinheiro dispensado, não soube indicar a sua origem, apresentando versões desconexas sobre o porquê jogou durante a corrida.

Como os Militares possuíam informações do seu envolvimento com o tráfico de drogas naquele distrito, foi deslocado novamente para a sua casa, situada na Rua Carandaí, (local do início da ocorrência), e feito contato com as moradoras do local, as quais tomaram ciência e autorizaram as buscas por parte das equipes.

Para tal ação, foi acionada a equipe de Operações com Cães, e, durante as diligências, o cão Thor, indicou um cano de tubo pvc que estava no quintal da residência, e, após verificado o seu interior, foi encontrada uma sacola branca contendo 03 (três) pedras de substância análoga a crack, pesando aproximadamente 19g (dezenove gramas), ainda a serem fracionadas, quantidade esta que, se dividida, renderia aproximadamente 100 (cem) unidades para a venda.

Além do entorpecente, foi apreendida uma faca com resquícios de droga, encontrada no quarto do detido, provavelmente utilizada para cortá-la.

Diante do exposto, o homem (34 anos), recebeu voz de prisão e foi cientificado dos seus direitos constitucionais, sendo conduzido, juntamente com a droga e materiais apreendidos, para a 21ª SDP para os procedimentos de praxe.

Fonte: Comunicação Social da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar

Compartilhe: