ENVELHECER COM SAÚDE

Independentemente da idade, o idoso pode ter dentes e gengivas saudáveis escovando os dentes após as refeições com creme dental com flúor, usar fio dental após as refeições, ter hábitos alimentares saudáveis e ir ao Dentista regularmente.

Cuidar da saúde bucal, de uma maneira geral, não é uma condição de que se possa abrir mão, porque o corpo é um organismo e todos os seus elementos, pequenos ou grandes, estão interligados, de forma que a integridade de um interfere o do outro. Logo, se a saúde da boca não está bem, certamente isso afetará outras partes e áreas do corpo.

Sabemos quea fraqueza muscular e a falta de destreza manual que acometem os idosos,dificulta a higienização bucal transformando-a num exercício sacrificante e realizado sem muita precisão. Assim, a prática básica de escovação e passagem do fio dental acaba não acontecendo de maneira eficaz, o que compromete a saúde bucal dessas pessoas. Uma solução que tem auxiliado muitos idosos é a escova elétrica. Por sua praticidade e por demandar menos esforço, ela tem sido a escolha de muitos idosos que desejam manter uma saúde bucal.

A Odontogeriatria é uma área da odontologia que estuda e trata da população idosa, com o objetivo da promoção do envelhecimento saudável através de procedimentos preventivos, curativos, reabilitadores e/ou paliativos.

Hoje os problemas com as perdas dentais,podem ser amenizados através dos implantes dentários, que proporciona a reabilitação oral através da fixação dos implantes e sobre eles é confeccionada uma prótese fixa.

Outro problema nos pacientes da terceira idade são as cáries e os problemas com a raiz dos dentes, além da sensibilidade que pode se agravar com a idade.

Como as doenças gengivais são reversíveis em seus primeiros estágios, é importante diagnosticá-las o mais cedo possível. As consultas periódicas garantem o seu diagnóstico e o seu tratamento precoce. É importante saber que a boa higiene bucal evita o aparecimento de enfermidades gengivais.

Portanto, a Odontogeriatria é uma ciência fundamental não somente no tratamento curativo e restaurador, mas principalmente no que se refere às medidas preventivas. E nós profissionais devemos conhecer os aspectos biopsicossociais da terceira idade, e através de estratégias preventivas, proporcionar a promoção de saúde com o intuito da qualidade de vida nesta faixa etária.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: