Entidades são beneficiadas pela Fundação Rotária

O Sasbemc foi beneficiado com a construção de um muro e a Comunidade Bethânia com uma panificadora

rotary-casa-betania-siteServir a humanidade. Melhorar a vida na comunidade. Esse é o objetivo dos Rotarys Clubes. Na Capital do Vestuário não é diferente e exemplo disso ocorreu no último sábado (4),quando o Rotary Clube Cianorte Furquim de Castro concretizou a dois projetos que, através de recursos da Fundação Rotária beneficiam duas entidade de Cianorte: a Sociedade de Assistência Social, Beneficente, Educacional e Maternal de Cianorte (SASBEMC) e a Comunidade Bethânia.
No Sasbemc, a comitiva do Rotary que incluía o Governador 2016/2017 Renato Iurk e sua esosa Laura Ribeiro; o presidente da comissão da Fundação Rotária do Distrito 4630 e Governador 2015/2016 Renato Tavares e a governadora assistente Eliana Madureira, foram recepcionadas pela Coordenadora Pedagógica Liliam Litwinczuk que agradeceu a ajuda do clube de serviço.
Como explica Liliam, a SASBEMC buscou ajuda junto ao Rotary para resolver um problema no muro da entidade. “Nós procuramos o Rotary, falamos do trabalho que desenvolvemos e apresentamos nossas necessidades e eles prontamente nos atenderam.”, destaca.
Além do muro construído em parceria com a Prefeitura Municipal de Cianorte, que cedeu o material da obra e da Construtora Cianorte que executou o serviço, a entidade também recebeu, através do projeto, livros, gibis, audiovisuais, materiais didáticos e um estante.
Já o projeto desenvolvido em prol da Comunidade Bethânia se destinava a aquisição de equipamentos para uma panificadora. Foram entregues para a entidade: 1 amassadeira basculante 25k; 1 batedeira planetária 12 litros; 2 liquidificadores de 4 litros, sendo um de alta e um de baixa rotação; 5 assadeiras de alumínio 50×70 perfuradas; 2 assadeiras de alumínio 50×70 lisa; 1 forno turbo lenha 10 esteiras e 1 freezer horizontal 600 litros. Todos os equipamentos entregues são industriais e profissionais.
Para a aquisição da panificadora o projeto contou, além da Fundação Rotária e do Rotary Cianorte Furquim de Castro com a parceria das empresas Dalla Costa, Saviane Consórcio Volkswagen; Ciapetro; Instituto Morena Rosa e Lojas Maçônicas.
De acordo com a moderadora da Comunidade Bethânia, Fabíola Gomes Borba, a panificadora será de muita ajuda para a entidade. “Agora a gente vai poder fazer mais diversidade de pães e bolos. Vai ajudar na fabricação e na comercialização desses produtos, porque a gente também vende os produtos feitos na panificadora, ajudando a aumentar a nossa receita, e assim ajudar a manter a casa.”
Já Padre Lúcio destaca que a panificadora “além de nos ajudar no sustento, também será um meio para que as pessoas que são acolhidas por nós possam aprender uma profissão.”
O Presidente do Rotary Furquim de Castro, Wilson Galbiati, destacou que essa foi uma oportunidade dos companheiros rotarianos exercerem sua solidariedade em parceria com várias empresas. “É um investimento significativo que a gente trouxe para essas entidades que prestam para nossa sociedade um importante trabalho. Perto daquilo que elas nos fazem estamos entregando muito pouco.”, destacou.
Por sua vez, Renato Tavares, destacou o trabalho desenvolvido pela Fundação Rotária no mundo todo. “No nosso distrito (4630), são em torno de 60 cidades onde estamos presente com o clube e tivemos 58 projetos similares a estes que foram aprovados pela Fundação Rotária e que levam uma condição melhor para as comunidades onde os Rotarys Clubes estão inseridos.”
O Governador Distrital Renato Iurk destacou que o Rotary busca fazer a diferença para modificar a sociedade. “Queremos fazer a diferença para o bem, melhorando a vida de toda a comunidade. A Fundação Rotária tem preocupação que os projetos desenvolvidos sejam duradouros, produzindo resultados por vários anos.”, destacou.

 

Textos e fotos: Juliano Secolo / Folha

rotary-sasbenc-casabetania

Compartilhe: