Enfrentamento ao câncer de mama é tema de exposição fotográfica

exposicao-lacos-superacao-siteQue existem diversas formas de abordar a prevenção do câncer de mama, não existem dúvidas. Entretanto, os jovens do Rotaract de Cianorte, em parceria com o Estúdio Imagem e o makeup artist, André Molinario, surpreenderam. Com uma equipe determinada de profissionais de diversas áreas, eles elaboraram um ensaio fotográfico com mulheres, que passam ou já passaram pelo tratamento da doença,capaz de emocionar a todos que transitam pelo saguão do Paço Municipal de Cianorte, local onde as imagens permanecem expostas ao público até a primeira semana de novembro. 

“Todos os anos nós já relembrávamos a Outubro Rosa de alguma forma, trocando a foto do perfil do facebook, ou fazendo alguma outra ação. Desta vez começamos a planejar com antecedência para fazer algo diferente e impactante que fizesse a diferença, tanto para divulgar o clube, quanto para conscientizar as pessoas. A ideia de realizar a sessão de fotos surgiu a partir de algumas referências que havíamos visto na internet. Mostramos para o grupo e todos toparam. A partir disso fomos buscar parceiros para nos auxiliar”, conta a integrante do clube de serviço, Marília Itaborahy.

Não foi difícil encontrar quem aceitasse encarar o desafio de mostrar essas mulheres de uma forma que as valorizasse e mostrasse que é possível, apesar das dificuldades enfrentadas, ter qualidade de vida e ser feliz. O projeto “Laços de Superação”, portanto, começou a tomar forma. “Optamos poruma identidade leve, que valoriza essas pessoas. Escolhemos tons mais claros, para transmitir a alegria delas de viver, e também outras cores que remetem a força, no sentido de autoconfiança da mulher que está nesta fase”, explica Marilia.

As modelos foram encontradas ao acaso. “Um grupoheterogêneo composto por mulheres de diferentes idades e círculos de convívio, de modo que nenhuma delas eram amigas próximas antes desse projeto”, relata. O ensaio, que aconteceu durante toda uma manhã, foi em clima de festa. Começou com uma conversa descontraída durante o café-da-manhã seguido pela identificação de personalidade de cada uma para a produção de moda.

“As meninas que participaram do projeto são muito alto astral, muito divertidas. O clima do dia das fotos foi muito gostoso,não só para elas, que disseram que amaram a maquiagem, produção e as fotos, como também para nós que realizamos. Não tínhamos o convívio com ninguém que tivesse envolvimento direto com o câncer de mama, então foi bem diferente. Elas trouxeram uma vivência do tratamento e principalmente da mensagem de não perder a esperança. Elas contavam uma coisa triste, mas faziam uma piada logo em seguida; falavam do tratamento, mas nunca com rancor”, relata a integrante do clube.

A “Laços de Superação”, contou com o apoio da Fisk Idiomas, Lexxma Cordoaria e Tecelagem, NL Viagens, LaísaBorgato, Frangos Guibon, Ciatintas, Unidade Radiológica, Robson Raimundo Decorações e Lu Figueiredo.

DEMAIS AÇÕES – Além da exposição, o Rotaract Cianorte também realiza outras ações neste mês visandoa prevenção do câncer de mama. Propagandas nas rádios com o depoimento dessas mulheres e postagens nas redes sociais de dicas e depoimentos a esse respeito são algumas delas. “Acho que todas essas atividades contribuem para conscientizar a população, no mínimo, como um lembrete que as mulheres precisam estar sempre alerta com essa doença”, diz Marília.

Texto: Assessoria PMC / Foto: Studio Imagem

Compartilhe: