Encontro reúne dezenas de produtores de leite em Cianorte

Evento destacou as novas regras para o setor, que começarão a valer a partir de maio de 2020.

O auditório do Sindicato Rural de Cianorte foi o palco para o início de discussões sobre as novas regras para a Cadeia Produtiva do Leite, na manhã dessa quinta-feira (07). Palestrantes, técnicos e representantes das mais diversas entidades ligadas ao setor marcaram presença no evento que visa fortalecer a pecuária leiteira regional. O 1º Encontro de Produtores de Leite da região foi organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater); a Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Seab); a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar); a Associação de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa; o Sindicato Rural de Cianorte; e o Programa de Análise de Rebanhos Leiteiros do Paraná(Parleite).

Com o objetivo de atualizar os trabalhadores rurais e técnicos atuantes na bovinocultura de leite em relação às novas regras e critérios estabelecidos pelo Ministério da Agricultura para a produção no país, os participantes assistiram as palestras sobre “As Novas Regras do Leite Brasileiro (IN´S 76 e 77/2018), com a médica veterinária da Adapar, Leyd Dantas Juliani; a “Importância da correta coleta de amostras e análise individual do leite no controle da CCS”, com o médico veterinário da APCBRH, Maicon Puertas Sovilha da Silva; e os “Métodos de controle da CCS”, com o médico veterinário da HIPRA, Robson Stellato.

“Os municípios que compõem a Amenorte estão com o Valor Bruto de Produção (VBP) acima da média estadual, o que é um orgulho para todos nós, porque mostra que estamos no caminho certo”, enalteceu o gerente regional do Emater/Cianorte, Roberto Corredato. Nesse sentido o secretário municipal de Agricultura, Georges Robert Charron Junior, destacou a necessidade dos produtores estarem atentos às novas regras, para evitar problemas futuros. “As medidas entram em vigor já no mês de maio de 2020, por isso, os pontos discutidos no encontro servirão para o planejamento de ações que busquem elevar e melhorar as condições da produção leiteira do município”, ressaltou o secretário.

O prefeito Bongiorno participou do evento, destacando a importância do setor agrícola e leiteiro no município. “A discussão é de extrema relevância para toda a sociedade, pois a cadeia do leite vem passando por grandes transformações e os produtores precisam manter-se atualizados. O mercado está cada dia mais exigente, e as tecnologias mais avançadas, daí a necessidade da assistência técnica e das boas práticas para que todos tenham a certeza da qualidade do produto que está sendo oferecido”, comentou o prefeito.

Também participaram do encontro o vereador Dadá, que representou a Câmara Municipal; o secretário municipal de Administração, Eliab Vieira Moreno, que na oportunidade representou o deputado estadual, Jonas Guimarães; o chefe do escritório regional da Seab, Francisco Cascardo Neto; a supervisora regional da Adapar, Ana Paula Moser; e o assessor especial da Casa Civil, Sérgio Pereira Júnior.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: