Encerramento, balanço e importância das operações desenvolvidas no mês de maio em relação a prevenção de acidentes de trânsito

 

Conforme Ordens de Operações designadas pelo excelentíssimo Comandante-Geral da PMPR, Coronel QOPM Péricles de Matos, denominada “Divulgação da Campanha Maio Amarelo e Dia Estadual de Prevenção de Acidentes de Trânsito”, e pelo excelentíssimo Comandante do 3º CRPM, Coronel QOPM José Carlos Mazurkievicz Graciano, denominada “Vida do Trânsito/Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2019”, durante todo o mês foram realizadas ações com a intenção de conscientizar os motoristas e pedestres em relação aos cuidados necessários para a diminuição dos acidentes de trânsito.

As equipes da Polícia Militar da 5ª CIPM desenvolveram bloqueios de fiscalização e também de cunho educativo, sempre escolhendo pontos com a observância ao fluxo de pedestres e de veículos, além de serem locais propícios para a incidência de acidentes de trânsito, ou seja, as operações tiveram também uma função de prevenção.

Os principais objetivos foram sensibilizar pedestres, condutores e passageiros de veículos, sobre a necessidade e a importância da prevenção de acidentes de trânsito; e reduzir a incidência de tais ocorrências, além de incentivar a mudança de comportamento e atitudes em relação ao convívio com os demais envolvidos no uso das vias públicas.

Cabe ressaltar, que as guarnições de todos os municípios de abrangência da unidade (Indianópolis, Japurá, Jussara, São Manoel do Paraná, São Tomé e Terra Boa), realizaram Blitzes educativas, em parceria com escolas e demais órgãos públicos, totalizando uma quantia de 437 (quatrocentos e trinta e sete) panfletos, com orientações referentes a prevenção de acidentes, distribuídos. Além destas operações, foi realizada, na cidade de Terra Boa, uma palestra sobre educação no trânsito para 180 (cento e oitenta) alunos do Ensino Médio.

Na cidade de Cianorte, foram realizadas 07 (sete) operações de fiscalizações de trânsito e 01 (uma) educativa, totalizando: 1925 (um mil, novecentos e vinte e cinco) panfletos, com orientações referentes a prevenção de acidentes, distribuídos; 385 (trezentos e oitenta e cinco) notificações de trânsito lavradas; 12 (doze) veículos recolhidos para a sede da 5ª CIPM por situações administrativas; 02 (dois) indivíduos presos por embriaguez ao volante.

No mês de maio, somando as operações citadas e o policiamento ordinário, o qual também estava orientado para as ações desenvolvidas, obtivemos os seguintes resultados: 592 (quinhentas e noventa e duas) notificações de trânsito lavradas, tendo um aumento de 216,5% em relação ao mês de maio/2018; 48 (quarenta e oito) veículos recolhidos para a sede da 5ª CIPM por situações administrativas; 05 (cinco) indivíduos em Cianorte e 01 (um) em Terra Boa, presos por embriaguez ao volante. Ainda, tivemos uma redução de 14% no número de acidentes em Cianorte, também em comparação ao mês de maio/2018.

Já no dia 27 de maio de 2019, conhecido como “Dia Estadual de Prevenção de Acidentes de Trânsito”, um carro sinistrado ficou em evidência, simulando atendimento, por parte do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, de um acidente do tipo capotagem, com o intuito de uma maior abrangência e intensidade da sensibilização popular na campanha.

Por fim, ressalta-se a importância de que todos os motoristas e pedestres tornem como hábito os temas amplamente discutidos e divulgados durante a campanha, frisando que as operações continuarão por parte da Polícia Militar, pensando sempre na segurança e no bem-estar de toda a população.

Fonte: Comunicação Social da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar

Compartilhe: