Emater e Prefeitura elaboram projeto para conservação da Microbacia do Rio Bolívar

Em Cianorte, cerca de 30 famílias com propriedades nas estradas rurais permeadas pelo Rio Bolívar participaram, na tarde da última terça-feira (15), no auditório do Paço Municipal Wilson Ferreira Varella, de uma importante discussão para o futuro da localidade: estratégias de desenvolvimento sustentável e ações de conservação dos recursos naturais. A ocasião foi dirigida pelos técnicos extensionistas da Emater e servidores da Secretaria Municipal de Agricultura, que apresentaram o Programa de Gestão de Solo e Água em Microbacias e fizeram o levantamento das demandas de cada proprietário.

A maioria apontou a necessidade de subsídios para a aquisição de adubo e calcário, bem como para a contratação de horas máquina para a realização de melhorias como curva de nível e adequação de carreadores”, contou o secretário municipal de Agricultura, Georges Robert Charron Junior. “Com isso, elaboramos um projeto técnico para a solicitação de recursos junto ao Governo do Estado, que pode disponibilizar até R$ 220 mil para a implantação de práticas conservacionistas de solo e da água, com o objetivo de reduzir o assoreamento dos rios”, contou o extensionista regional da Emater de Cianorte, Paulo Roberto Preto.

Nosso intuito é o de enviar a proposta o mais rápido possível para que os proprietários sejam beneficiados dentro de poucos meses”, pontuou o extensionista regional da Emater de São Lourenço, Adelar Antônio Johann, lembrando que, além do trâmite e da análise da documentação, caso aprovada, a iniciativa também demanda tempo para os processos licitatórios. “Por isso, alertamos aos proprietários que não compareceram à reunião, mas que possuem interesse em aderir ao projeto, para que procurem pelo Escritório da Emater ou pela Secretaria de Agricultura o quanto antes. Após o envio da documentação, não será possível incluir mais nenhum beneficiário”, orientou.

São considerados aptos a integrar o projeto todos os proprietários de terras na gleba do Rio Bolívar, que engloba as estradas Aldeia, Santana (ou Tropeiro), Apuí, Canaã, Amores e Cajuru, bem como das vias de ligação nas proximidades. A ocasião também contou com a presença do secretário municipal de Meio Ambiente, Guilherme Comar Schulz; dos vereadores Dadá, Márcia Pereira e Mendes; e do presidente do Sindicato Rural de Cianorte, Domingos Vela.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura do Município de Cianorte

Compartilhe: