Em Rondon: I Passeata do “Setembro Amarelo” marca valorização a vida e prevenção ao suicídio


A caminhada em alusão ao Setembro Amarelo, mês mundial de conscientização sobre a valorização da vida e prevenção ao suicídio, aconteceu na manhã desta sexta-feira, 28, de setembro, na Avenida Brasil.

Mais uma ação promovida pelo Município de Rondon em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, do Programa Saúde da Família (PSF), Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Tutelar e Entidades Civis locais.

Durante a passeata contou com a presença do prefeito Ailton Valloto, vice Rui Mertz, secretária de assistência social Nanci Valloto, dirigente de educação Sueli de Souza de Oliveira, funcionários das secretarias, doutora Elaine Gomes da Silva e diretoras das escolas.

O suicídio é um grave problema de saúde pública, onde a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo, e a cada 3 segundos uma pessoa tenta o suicídio, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda dados da OMS apontam que o suicídio é hoje a quarta causa de óbito entre a população de 15 a 44 anos.

Em 2015 foi criada uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo. Durante todo o mês de setembro, em todo Brasil são realizadas ações de prevenção ao suicídio.

Em Rondon, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa Saúde da Família (PSF) e Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), realizou diversas ações que contemplam o tema. No distrito de Bernardelli, a equipe proporcionou um bate-papo com a comunidade sobre os sinais do suicídio e as formas de prevenção. Também, a equipe do NASF confeccionou um painel com o objetivo de incentivar a população na Campanha de Prevenção ao Suicídio, o mesmo ficou durante todo o mês de setembro na UBS (Unidade Básica de Saúde) e Unidade de Atendimento do Programa Saúde da Família (UAPSF) para que a população respondesse a pergunta: “Por que vale a pena viver?”. Já na Clínica da Mulher (UAPSF) ocorreu uma roda de conversa realizada pela psicóloga Taís de Souza Miquelin e o nutricionista Ademir Romão Venera, da equipe do NASF.

E hoje foi o encerramento das atividades com a “I Passeata em apoio ao Setembro Amarelo, Campanha Brasileira de Prevenção ao Suicídio”. O objetivo das ações desenvolvidas foi de informar a população sobre o tema, para que o mesmo possa reconhecer os sinais de alerta em si ou em alguém próximo e incentivá-lo à buscar ajuda.

ONDE BUSCAR AJUDA?

Unidades Básicas de Saúde (Estratégia Saúde da Família, Núcleo Ampliado Saúde da Família-NASF).

188 – CVV (Centro de Valorização da Vida), telefone de apoio para quem precisa falar com alguém no momento que pensa em cometer suicídio.

Em caso de emergência: Ligue SAMU 192.

Prontos Socorros e Hospitais.

FALAR É A MELHOR SOLUÇÃO!

#euacreditonavida

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Rondon

Compartilhe: