Em Cianorte, Programa fortalece empresas do comércio varejista


Empreendedores relatam melhorias em gestão e organização dos negócios após participar o Varejo Mais em Ação

O ciclo de 2018 do programa Varejo Mais em Ação na cidade de Cianorte foi concluído neste início de outubro. A iniciativa atendeu 22 empresas que passaram por diversas capacitações que visavam tornar os negócios mais atrativos, lucrativos e competitivos. A ação iniciativa foi promovida pelo Sebrae/PR e Fecomércio PR, com apoio da Prefeitura Municipal, Conselho da Mulher Empresária (Acic Mulher) e Conselho do Jovem Empresário (Conjove Cianorte).

Um dos exemplos vem da gestora de uma empresa tradicional da cidade em varejo de papéis e embalagens, Fernanda Vassoler da Silva Cordeiro. Para ela, o Varejo Mais em Ação trouxe uma visão mais profissional dos processos de gestão e um olhar mais estratégico. “Temos 32 anos de história e sinto que ganhamos um novo gás para os próximos anos. Aprendi a autodiagnosticar e ser mais crítica com o meu negócio. Olho para os setores e encontro oportunidades de melhorias. Agora, estou em fase de planejamento para ter um novo controle financeiro, melhorar a aparência da loja, profissionalizar o cadastro de clientes e ter um atendimento mais atrativo”, relatou a empresária.

Com mais de 35 anos de tradição, a ótica e relojoaria de Jefferson de Lima Manzani passa por dias de mudança no layout e de inovação na disposição dos produtos. O empresário contou que isso não ocorria há 15 anos. “O programa abriu minha cabeça, me fez pensar de forma nova e me motivou a fazer melhorias também na gestão administrativa. Clientes já entraram na loja dizendo que viram novos produtos na vitrine, quando na verdade o que ocorreu foi uma atualização de apresentação. Percebi que o interior e fachada da empresa estavam defasados e agora me preparo para investir em novos mobiliários”, disse Jefferson.

A programação de atividades do Varejo Mais em Ação estava focada em aprimorar o visual estético das empresas e na profissionalização da gestão dos negócios. Foram mais de 40 horas de capacitação com workshops e consultorias em gestão empresarial, gestão financeira, visual de loja, direcionar em promover melhorias para o layout do estabelecimento, vitrine de produtos e arrumação interna, e qualidade de atendimento para a conclusão das vendas e fidelização de clientes.

Marcelo Wolff, consultor do Sebrae/PR, explica que os resultados atingidos pelos empresários vão ao encontro do objetivo da iniciativa. “Em dois meses e meio com um cronograma intenso de capacitações e consultorias, ajudamos estes comércios a estarem mais preparados para as vendas de final de ano, que são consideradas um marco nos resultados deste segmento. Ao saber dos testemunhos, vemos que hoje as empresas estão mais preparadas para entender as necessidades e satisfazer as necessidades dos clientes, o que certamente resultará futuramente em clientes fidelizados”, complementou o consultor.

Paikan Salomon de Mello e Silva, assessor da presidência da Fecomércio PR, destaca que em 12 anos de projetos realizados pela parceria do Sebrae/PR e da Fecomércio PR, mais de 64 mil empresas foram capacitadas neste tempo. Paikan reforçou que os exemplos dos empresários de Cianorte vão ao encontro dos objetivos em comum entre as entidades. “Trabalhamos para impulsionar o desenvolvimento econômico dos municípios por meio destas empresas. Hoje, o setor de comércio de bens e serviços significa perto de 80% da produção de empregos e dos tributos econômicos gerados. O Varejo Mais em Ação tem contribuído para fortalecer a economia do Estado”, frisou.

Para Ercio Correa, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Cianorte (Acic), um dos maiores benefícios gerados pelo programa foi o estímulo a reflexão dos empresários. “Eles conseguiram perceber que é preciso inovar, investir no sucesso e sair de padrões estabelecidos. O programa forneceu subsídios para as empresas saírem do comodismo e fazer diferente. Vejo que o setor do varejo de Cianorte ganhou uma nova oportunidade de crescer”, enfatizou o presidente.

Fonte: Savannah Comunicação Corporativa- empresa licitada do Sebrae/PR

Compartilhe: