Em Cianorte, Prefeitura reforça medidas para combater surto de conjuntivite

A Prefeitura de Cianorte reforçou, nesta semana, as medidas para combater o surto de conjuntivite que acontece no município. Para isso, intensificou a divulgação dos cuidados entre os estudantes da Rede Municipal e a comunidade. Do último sábado (23) até a tarde da última sexta-feira (16), 703 casos da doença haviam sido registrados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos hospitais locais.

O surto epidêmico que vivenciamos é específico dessa época do ano em diferentes partes do país, não só aqui”, comenta o diretor técnico da UPA, doutor Luís Eduardo Buttner. “Para evitar que mais pessoas sejam contagiadas, basta que medidas de higiene mais frequentes sejam adotadas, como lavar sempre as mãos ou utilizar o álcool em gel, e evitar o compartilhamento de utensílios pessoais, como toalhas”, recomenda.

Nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) os professores fazem a sua parte ao incentivar as crianças quanto a higienização das mãos. “Incluímos na rotina das aulas o momento dos alunos passarem o álcool em gel, além de orientarmos quanto as outras formas de evitar o contágio”, comenta a diretora da Escola Municipal Gonçalo Moreno Gutierres, Grazieli Aparecida Célio Laurenti.

Os agentes comunitários de saúde (ACSs), que rotineiramente realizam visitas às residências, também foram mobilizados. “Eles passaram a orientar a importância de atos simples, como lavar as mãos e não coçar os olhos em locais que concentram grande quantidade de pessoas, para as famílias, assim evitando que o surto aumente”, pontua a secretária municipal de Saúde, Michelly Polyana Viguiatto Pricinotto.

Ao notar sintomas como coceira, olhos vermelhos e lacrimejantes, sensação de areia ou ciscos, entre outros, a secretária indica que o munícipe deva procurar o quanto antes a UPA ou a UBS mais próxima de sua residência para receber o diagnóstico adequado.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: