Em Cianorte decreto estadual ainda não entrará em vigor

 

A Prefeitura Municipal de Cianorte divulgou no final da tarde desta terça-feira (30) que as medidas do Decreto estadual nº 4.942/2020, anunciada pelo Governador Ratinho Júnior ainda não entrarão em vigor nessa quarta-feira (1º de julho) na Capital do Vestuário.

Confira a integra da nota oficial divulgada: “A prefeitura de Cianorte, por meio do Gabinete do Prefeito Bongiorno, informa que nesta quarta-feira (1º de julho) continuam valendo as disposições do Decreto Municipal nº 126/2020. Em virtude do horário de publicação o Decreto Estadual nº 4.942/2020 ainda será analisado pelas autoridades municipais, e caso sejam adotadas novas medidas administrativas para o enfrentamento da pandemia provocada pelo novo Coronavírus (Covid-19) a população será informada pelos meios oficiais do município”.

DECRETO ESTADUAL

O Decreto Estadual nº 4.942/2020 define parâmetros mais rígidos de controle da circulação de pessoas e de funcionamento de atividades econômicas em municípios que compõem sete Regionais da Saúde, área que compreende 134 cidades. Estão inclusas as regionais de Cascavel, Cianorte, Cornélio Procópio, Região Metropolitana de Curitiba, Londrina, Foz do Iguaçu e Toledo.

As medidas, explicou Ratinho Junior, são necessárias para interromper a progressão acelerada das notificações e de mortes decorrentes da Covid-19. A inclusão das sete regionais leva em conta um cálculo epidemiológico que considera a taxa de incidência por 100 mil habitantes, o número de mortes pela mesma faixa populacional e a ocupação de leitos de UTI nas quatro macrorregionais de Saúde (Leste, Oeste, Norte e Noroeste).

CASOS EM CIANORTE

Nesta terça-feira (30 de junho), Cianorte chegou aos 456 casos confirmados, conforme aponta boletim divulgado, às 17 horas, pela Prefeitura Municipal que informou ter recebido mais 14 testes positivos para a Covid-19: sendo eles de 5 mulheres, com idades de 19, 25, 30, 40 e 57 anos; 7 homens, com idades de 21, 23, 35, 35, 39, 50 e 59 anos; e 2 crianças, sendo um menino de 7 anos e uma menina de 1 ano.

Ainda segundo a Prefeitura de Cianorte, as mulheres de 40 e 57 anos são profissionais da saúde e contaminaram-se no trabalho. Os demais tiveram contato com casos confirmados anteriormente. Todos estão em isolamento domiciliar.

Dos 456 casos confirmados 397 estão recuperados; 52 pessoas estão em isolamento domiciliar, 03 estão internados, sendo 01 na enfermaria e 02 na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), além de ter sido registrado 04 óbitos no município.

A maioria dos casos confirmados em Cianorte são mulheres (225), homens são 198 e 33 crianças e adolescentes tiveram a doença. O município teve ainda 702 casos suspeitos descartados. Segundo o Boletim 254 pessoas estão sendo monitoradas em isolamento domiciliar, bem como 317 pacientes estão classificados como investigado, ou seja, tiveram material colhido para exame e aguardam os resultados em isolamento domiciliar.

LEITOS

Segundo os dados divulgados pela Fundação Hospitalar do Paraná (Fundhospar) – antiga Santa Casa de Cianorte – para atender os pacientes da área da 13ª Regional de Saúde estão reservados 06 leitos da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e 13 na enfermaria.

Até às 17 horas desta terça-feira, 30 de junho, 04 dos leitos da UTI estavam ocupados, destes, dois pacientes são de Cianorte e os outros dois de municípios da região. Já na enfermaria 10 leitos estão ocupados, destes 06 pacientes são de Cianorte, sendo um com diagnóstico confirmado para Covid-19 e os outros 05 são paciente investigados que aguardam o resultado dos exames. Os 04 pacientes restantes são de municípios da região.

Vale lembrar que o hospital atende os pacientes dos municípios de Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara e Tuneiras do Oeste, que são as cidades integrantes da 13ª Regional de Saúde.

Fonte: Redação

Compartilhe:
Banner Edplants, Acesse