Edital apoiará estados do Sul com ações para reduzir desperdícios de alimentos


Etá aberto até o dia 26 de outubro o edital do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para apoiar a redução das perdas e do desperdício de alimentos no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A iniciativa soma-se ao acordo de cooperação técnica assinado entre o MDS e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Por meio de convênio, o governo federal vai repassar cerca de R$ 3 milhões para ações conjuntas nos três estados.

O objetivo é incentivar as unidades federativas a apoiarem municípios, cooperativas e agricultores que queiram implementar projetos para redução das perdas e dos desperdícios de alimentos. Os convênios que serão firmados preveem também a capacitação de técnicos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para atuar em pontos críticos da cadeia de produção de alimentos. Também serão incentivadas parcerias entre varejistas, atacadistas, distribuidores e organizações sociais para a doação de alimentos.

Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) apontam que, a cada ano, perdem-se aproximadamente 1,3 bilhão de toneladas de alimentos no mundo – o que corresponde a mais de 30% de toda a produção mundial e 15% de todas as calorias produzidas. Entre as principais causas estão a precariedade na produção e na infraestrutura de transporte e logística, os problemas de armazenamento, a falta de campanhas educativas e de boas práticas.

Fonte: MDS

Compartilhe: