Doadores de sangue são homenageados pela Hemorrede

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) preparou uma recepção para agradecer aos doadores de sangue, nesta segunda-feira, 25 de novembro, data em que é celebrado o Dia do Doador de Sangue.

“Comemoramos e agradecermos as doações que tivemos. É uma lembrança que fazemos para demonstrarmos a gratidão a este gesto tão importante. Doar sangue é, efetivamente, um ato de amor ao próximo. É justamente a doação que faz muitas vezes com que uma vida seja salva.”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, incentivando as doações.

A Hemorrede está recepcionando os doadores com enfeites, balões em formato de coração e lanche especial. O desenhista Brunno Natal retratou o rosto dos pacientes que recebem transfusões por meio da rede e cada um deles escreveu uma mensagem aos doadores. “Este ano fizemos o ‘corredor da gratidão’, com desenhos do rosto de pacientes e mensagens de agradecimento onde o próprio beneficiado transmite o que este ato significa na vida dele” explica a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza.

MENSAGENS

“Venho uma vez por mês ao Hemepar para meu tratamento. Agradeço pela sua doação, com o seu sangue eu consigo viver melhor. Obrigado”, escreveu João Maria de Oliveira, morador de Carambeí.

Danielly de 13 anos, portadora da doença falciforme, diz que desde os cinco anos precisa de transfusões. “Queria agradecer por você estar fazendo o bem a quem precisa. Nunca se esqueça de nós”. Gabrielly, que tem a mesma doença, também demonstrou gratidão. “Tenho nove anos e desde os sete precisei de seu sangue. Espero que você sempre faça o bem a quem precisa. Agradeço de coração”.

Deyverson Lucas, 18 anos, recebe transfusões há nove. “Todo mês faço transfusões de sangue e é muito bom ter um lugar como este, com tratamento para quem precisa”, foi a frase dele. Com talassemia, Francieli Franzoni mora em Laranjeiras do Sul e necessita de transfusões uma vez por mês. “Escrevi este pequeno bilhete para agradecer tudo o que fazem por mim. Obrigada a todos pelas doações. A vocês, minha mais sincera gratidão”.

Eder Roberto de Carvalho, de 54 anos, esteve nesta segunda (25) pela manhã no Hemepar para repetir a doação que faz regularmente a cada dois meses. Ele doou sangue pela primeira vez aos 16 anos de idade. Colaborador assíduo há 37 anos, falou sobre a importância deste gesto. “É um ato de apoio para quem está precisando. Venham doar, não custa nada e a gente ajuda quem necessita. A dor é muito pouca comparada ao benefício que causa às pessoas e o processo é rápido”, disse.

EXÉRCITO

Também nesta segunda (25), integrantes do Exército estiveram no Hemepar para doar sangue. “Eu sei que muitas pessoas passam por essa situação, de precisarem de doações de sangue. Então, o ato de doar é, sem dúvida, muito importante”, disse o soldado Mateus Henrique Silva Nascimento de 19 anos.

PARA SER DOADOR

Para ser doador de sangue é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 67 anos (menores de idade com autorização e presença do responsável legal); pesar no mínimo 51 quilos; estar descansado e alimentado, evitando alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação; apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira de conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação). Homens podem doar sangue a cada 60 dias, ou seja, até quatro doações no período de 12 meses. Para as mulheres o intervalo é de 90 dias – no período de 12 meses até três doações.

AÇÕES NAS REGIONAIS

3ª Regional de Saúde (Ponta Grossa) – O Hemonúcleo de Ponta Grossa sorteou diversos brindes e ofereceu lanche especial aos doadores nesta segunda (25). – Rua Osório, 427 – Centro / Telefone: (42) 3223-1616.

4ª Regional de Saúde (Irati) – A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) homenageou seus doadores com brindes e lanches diferenciados. Rua Coronel Gracia, 761, Centro – Irati / Telefone: (42) 3422-3119.

5ª Regional de Saúde (Guarapuava) – O Hemocentro de Guarapuava distribuirá ao longo da semana lembrancinhas e lanche especial aos doadores. Na quinta-feira (28), das 20h às 22h, no auditório da Faculdade Guairacá, haverá uma homenagem especial aos doadores com entrega de selos e testemunhos de pacientes que receberam sangue. Rua XV de Novembro, 7050 – Bairro / Telefone: (42) 3622-2819.

7ª Regional de Saúde (Pato Branco) – O Hemonúcleo de Pato Branco também está com decoração diferenciada para receber os doadores. Rua Paraná, 1633 – Centro / Telefone: (42) 3225-1014.

8ª Regional de Saúde (Francisco Beltrão) – O Hemonúcleo Regional de Francisco Beltrão promove durante a semana diversas atividades. Lanches especiais, água saborizada, massagens relaxantes e máscaras faciais hidratantes estão disponíveis para os voluntários. Rua Marília, 1327 – bairro Luther King / Paraná. (46) 3524-2434.

10ª Regional de Saúde (Cascavel) – Houve, nesta segunda-feira (25) uma cerimônia no Hemocentro Regional de Cascavel em comemoração ao Dia do Doador. Rua Avaetés, 370 – bairro Santo Onofre / (45) 3226-4549.

13ª Regional de Saúde (Cianorte) – A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) promoveu uma homenagem aos doadores regulares com entrega de brindes, lanche especial e certificados às empresas parceiras que incentivam os funcionários a doarem sangue. Avenida Santa Catarina, 423 – Centro / (44) 3629- 9508.

18ª Regional de Saúde (Cornélio Procópio) – A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) organizou uma programação para todo o mês de novembro. Todos os doadores são presenteados com uma camiseta personalizada. A unidade, em parceria com a Regional de Saúde, realizará um evento nesta quinta-feira (28) em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue, a partir das 14 horas, na Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). Rua Portugal, 340 / (43) 3520-3503.

20ª Regional de Saúde (Toledo) – A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Toledo fará uma cerimônia nesta terça-feira (26) em comemoração ao Dia do Doador de Sangue. O evento iniciará às 9 horas e serão entregues certificados de agradecimento. Rua Almirante Barroso, 2490 – Centro / (45) 3379-1993.

21ª Regional de Saúde (Telêmaco Borba) – Haverá coleta de sangue noturna na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Telêmaco Borba. O evento acontece das 18h às 21h nesta segunda e terça-feira (25 e 26), com lanche especial para os doadores. Rua Marechal Floriano Peixoto, 1905 – bairro Alto das Oliveiras/ (42) 3272-3743.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: