Doadores de sangue são homenageados em Cianorte

doadores01Quando o assunto é doação de sangue, os moradores de Cianorte e região dão uma ‘aula’ de solidariedade. Todos os meses, eles contribuem para que, aproximadamente, 375 bolsas do material sejam coletadas, suprindo a demanda não apenas do município, como de outros locais do Estado.Foiessa generosidadeque motivou a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) – órgão da 13ª Regional de Saúde – a prestar, na última sexta-feira (24), data que antecedeu o Dia Nacional do Doador de Sangue (25), uma homenagem aos verdadeiros heróis da modernidade.

Os representantes das empresas colaboradoras e parceiras e os doadores mais frequentes dos últimos 12 meses – mais de três contribuições no período – receberam brindes e certificados de agradecimento. “Através deste gesto singelo, buscamos expressar a nossa profunda admiração e gratidão a todos que dispuseram do seu tempo para garantir saúde e qualidade de vida a pessoas, que muitas vezes,nem conhecem”, agradeceu a chefe da 13ª Regional de Saúde, Adriana Batista Gonçalves.

“O gesto altruísta de cada um contribui para que a UCT de Cianorte seja consideradareferência em doações no Paraná, atendendo além da demanda local, outras unidades da Hemepar, reforçando os estoques onde existem serviços hospitalares de maior complexidade, como tratamento de câncer, cirurgias cardíacas, entre outros procedimentos”, relatou a coordenadora da UCT, Munique Bernardi. Segundo ela, nos últimos 12 meses, foram transferidas 1.943 bolsas para outros espaços.

HORÁRIO ESPECIAL  – No sábado (25),dia nacional em comemoração ao Doador de Sangue, a UCT abriu em horário especial – das 8h às 16h. Na oportunidade foram coletadas72 bolsas de sangue aptas para uso.

ATENDIMENTO – Qualquer pessoa que atenda aos critérios para ser doador pode procurar a sede da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (UCT) de Cianorte, que fica ao lado dos Correios, na Avenida Santa Catarina. O localatendedas 8h às 11h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. “A nossa média de doações está muito boa, mas sabemos que pode ser ainda melhor. Por isso traçamos estratégias para aumentar, em curto prazo, para 400 o número médio de doações mensais.Para atingirmos esse resultado, começaremos a atender a partir de 8 de dezembro às sextas-feiras pela tarde. Isso ainda não acontecia por questões logísticas”, completa Monique.(Texto e Fotos: ASCOM PMC)

doadores02

Compartilhe: