Dia do Patrono da Polícia Militar do Paraná é celebrado em Cianorte

O evento foi marcado por homenagens aos militares pelo salvamento de um bebê de apenas 11 dias.

A sede do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Cianorte foi o cenário para a realização da tradicional solenidade alusiva ao coronel Joaquim Antonio de Moraes Sarmento, conhecido como coronel Sarmento, patrono da Polícia Militar do Paraná. O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (17), e contou com a presença de militares, autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como civis e membros da imprensa.

A abertura da solenidade foi feita com a leitura da Ordem do Dia, emitida pela comandante geral da Polícia Militar do Paraná, pelo comandante do 2º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros, capitão César Perdoncini. Na ocasião, houve entrega de certificados aos policiais e bombeiros que participaram, no dia 25 de abril deste ano, do salvamento de um bebê de apenas 11 dias de vida, que havia engasgado com leite materno; bem como a condecoração, com medalhas de menção honrosa, aos militares mais antigos da corporação, por méritos pessoais.

O prefeito Bongiorno, participou da entrega das certificações e elogiou a atuação dos militares. “Contra números não há argumentos. Temos alcançado resultados expressivos na área da segurança pública, com a diminuição de homicídios e o grande número de prisões executadas. É um efetivo valoroso e comprometido com a sociedade”, destacou.

Na oportunidade, o deputado estadual Jonas Guimarães enalteceu o trabalho desenvolvido pelos bombeiros e policiais em Cianorte e nos municípios atendidos pelas corporações. “Hoje é uma data comemorativa e dia de homenagear os nossos bravos soldados, que diariamente lutam e muitas vezes arriscam suas vidas em prol da segurança da população. Em nosso posto, como deputado estadual, me coloco à disposição para ajudar no que for necessário. Investir em segurança é prioritário no país em que vivemos – além disso, investir em educação também é extremamente necessário, pois uma coisa depende da outra. A partir do momento em que investimos com afinco na área da educação, a marginalidade diminui”. destacou o deputado que também falou aos homenageados “O salvamento desta criança, demonstra o comprometimento de todos os militares com a sociedade. São homens e mulheres que dedicam suas vidas em favor do próximo”, comentou.

Também acompanharam a solenidade: o vice-prefeito, Beto Nabhan; a vereadora, Márcia Pereira;o prefeito de São Tomé, Océlio César Ferreira Leite; o delegado chefe da 21ª Subdivisão de Polícia Civil, Dr. Marino Marcelo de Oliveira;o representante da Polícia Rodoviária, soldado Leandro Izeppi; o representante da Polícia Ambiental, sargento Hélio Roberto Furman; e o instrutor do Tiro de Guerra, subtenente Sandoval Diniz de Paula.

CORONEL SARMENTO

O Coronel Sarmento é filho de Sezostre Silvio de Moraes Sarmento e nasceu no Estado do Ceará no dia 17 de maio de 1882 e no ano de 1903 veio ao Paraná. Ingressou na PM do Paraná aos 25 anos e participou de todas as operações revolucionárias do Paraná. Durante esse tempo, recebeu inúmeras condecorações, dentre as quais se destaca a “medalha de serviços militares”, por ter tomado parte na “Campanha do Contestado”, destacando-se com bravura na Batalha do Irani. O Coronel faleceu no dia 21 de abril de 1934. (Com informações das Assessorias de Comunicação Social da Prefeitura do Município de Cianorte e do Deputado Estadual Jonas Guimarães)

Compartilhe: