Dia D oferece vagas de emprego a pessoas com deficiência e reabilitados do INSS


Mobilização aconteceu na manhã dessa terça-feira (25), na Agência do Trabalhador de Cianorte, e ofereceu dezenas de vagas

Pessoas com deficiência e os reabilitados do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) tiveram, na manhã dessa terça-feira (25), a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho facilitada. Isto porque, a Agência do Trabalhador de Cianorte participou do movimento nacional – proposto pelos Ministérios do Trabalho e do Desenvolvimento Social -denominado Dia D, que buscou promover a inclusão profissional deste público. O evento aconteceu durante toda a manhã e reuniu representantes de oito empresas do município, que disponibilizaram dezenas de vagas.

“O objetivo deste momento é estreitar o contato dos recrutadores com as pessoas que se encaixam nesse perfil para incentivar eventuais contratações”, alegou o gerente da Agência, Roberson Morales, durante a abertura. Segundo ele, em Cianorte há sobra de vagas para este público. “Desde que a norma, conhecida como Lei de Cotas, que obriga empresas com mais de 100 funcionários a admitir uma porcentagem mínima de pessoas com deficiência, foi criada, as oportunidades de emprego aumentaram muito, sendo que frequentemente temos oferta de cargos aqui na agência”, informou.

Nesse sentido, lideranças apontaram que, apesar da grande oferta, encontram dificuldade para encontrar profissionais para as vagas, pois muitos acreditam que ao ingressar no mercado de trabalho perdem, permanentemente, o direito a receber o Benefício Assistencial à Pessoa com Deficiência (BPC). “Na verdade, o que ocorre é uma suspensão temporária enquanto estiverem registrados. Caso o trabalhador não se encaixe na função em que foi admitido, volta a receber o auxílio”, disse o chefe regional da Secretaria da Justiça e do Trabalho, Sidnei Rodrigues de Souza.

“É importante destacar os benefícios que essa inclusão proporciona, não apenas para os indivíduos contratados, que se sentem valorizados, como também para os demais colaboradores da empresa que, diariamente, comprovam a capacidade desses profissionais. Para isso, basta que eles sejam enquadrados em funções que considerem as suas limitações”, enfatizou o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Wanderley Fernandes, na oportunidade acompanhado pela presidente do Conselho Municipal do Trabalho, Ângela Carvalho.

Participaram do Dia D, em Cianorte, as empresas: Avenorte, Baterias Júpiter, Hospital São Paulo, Morena Rosa, Santa Casa, PL, Supermercados Cidade Canção e Totvs. Dez pessoas procuraram pela agência, sendo que quatro foram encaminhadas para a seleção. O gerente da Agência reforça que “a mobilização buscou chamar a atenção e que as vagas para pessoas com deficiência e reabilitados estão disponíveis no órgão, que atende na Avenida Paraná, 510, durante o ano todo”, conclui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Cianorte

Compartilhe: