Dia “D” de vacinação contra a Gripe acontece neste sábado

Crianças de seis meses a cinco anos, idosos, gestantes, puérperas e portadores de doenças crônicas devem procurar pelo serviço

A campanha de vacinação contra a Gripe alcança seu ponto alto no próximo sábado (04). Em Cianorte, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá, na sexta-feira (03), uma grande carreata de conscientização,percorrendo as principais vias da cidade. Já no sábado, acontece o “Dia D”, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Cianorte, inclusive nos distritos, das 8h às 17, sem pausa para almoço. A dose é gratuita e garante proteção contra três subtipos da doença, sendo a H1N1, conhecida popularmente como Gripe A; a H3N2 e a influenza B.

“É importante lembrar que, para receber a imunização, os adultos devem apresentar os devidos documentos, como a identidade e a carteirinha de gestante. Também é essencial que não esqueçam a caderneta de vacinação das crianças”, comentou a chefe da Divisão de Prevenção em Saúde, Heloisa Dantas. “A vacina é totalmente segura e pode evitar as complicações geradas pelos principais subtipos de influenza que circulam atualmente.É fundamental que a população-alvo aproveite a oportunidade do Dia “D” para procurar as salas de vacinação e se proteger antes da chegada do período de maior circulação dos vírus”, concluiu.

De acordo com a programação, podem procurar pelo serviço crianças de seis meses às menores de cinco anos de idade, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mães que estejam em até 45 dias pós-parto (puérperas) e portadores de doenças crônicas (mediante apresentação de atestado e solicitação da vacina por prescrição médica), bem como a comunidade prisional e os povos indígenas.A carreata contará com a participação do tradicional personagem Zé Gotinha que, na sexta-feira, a partir das 16h, realizará o tradicional passeio pela cidade, com o carro do Corpo de Bombeiros, para divulgar a campanha.

Dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde na última terça-feira (15), registram que o público que mais procurou se imunizar, até o momento, foram os profissionais da educação, com 100% da meta atingida. Eles são seguidos pelas puérperas, com 81,82%; gestantes63,47%; idosos com 50,63%; crianças 45,11%; e trabalhadores da saúde com 44,91%.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: