Dez mil pessoas participam de ações do Dia Mundial da Água

Dia Mundial da Água é tema de atividades da Sanepar por todo o Estado. Maquetes do EcoExpresso demonstram o ciclo da água do rio ao rio. Curitiba, 20/03/2018. Foto: Maurílo Cheli/Sanepar

A Sanepar realiza, nesta semana, diversas atividades para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março (quinta-feira). A previsão é envolver mais de 10 mil pessoas. As ações começaram segunda-feira (19) e seguem até sábado (24). O tema deste ano é Soluções Naturais, que mostra como problemas de gestão dos recursos hídricos podem ser resolvidos pela própria natureza.
A gerente de Educação Ambiental da companhia, Lilian Pérsia, considera a data como uma oportunidade de mobilizar a população e articular debates para repensar a relação da sociedade e do indivíduo com os recursos hídricos. “Estamos vivendo um momento que exige uma nova perspectiva da nossa postura e responsabilidade em relação a um bem finito, sem substituto, sem ‘plano b’. É hora de pensar sobre que possibilidades deixaremos para as próximas gerações”, diz Lílian.

ECOEXPRESSO – Para promover o debate junto à comunidade a Companhia montou um amplo roteiro com os ônibus EcoExpresso, levando maquetes do ciclo “do rio ao rio” à rede de ensino de municípios de diversas regiões, como Altônia, Cruzeiro do Oeste, Francisco Alves, São Jorge do Patrocínio (Noroeste), Coronel Vivida (Sudoeste), Guarapuava (Centro), Itapejara do Oeste.
“O EcoExpresso busca fazer com que a população se sinta responsável pela preservação dos recursos hídricos, estimulando atitudes sustentáveis no dia a dia, como poupar e reutilizar a água, destinar o lixo adequadamente e fazer a ligação correta do imóvel à rede de esgoto”, explica o coordenador dos Centros de Educação Socioambiental da Sanepar, Junio Ferreira Lima.

MAIS ATIVIDADES – Palestras, oficinas, conferências e cursos com agentes multiplicadores serão realizados em Arapoti, Altônia, Carambeí, Cianorte, Cruzeiro do Oeste, Curitiba, Farol, Loanda, Maringá, Marmeleiro, Nova Tebas, Paraíso do Norte, Paranavaí, Ponta Grossa, Prudentópolis e São Manoel do Paraná.
Atividades práticas, como gincanas, mutirões de limpeza e plantio de mudas nativas movimentarão moradores de Cascavel, Cianorte, Fênix, Guarapuava, Iretama, Londrina, Mamborê, Marmeleiro, Paranavaí e Realeza.
Realizadas em parceria com órgãos locais, como associações, secretarias municipais, escolas e faculdades, Emater, Pastoral da Criança e Rotary Club, as ações da Sanepar se estendem até o fim de março e ainda pretendem sensibilizar a população abordando temas transversais, como o ciclo da água, o consumo responsável e a sustentabilidade.
A programação completa pode ser consultada no link http://site.sanepar.com.br/sites/site.sanepar.com.br/files/programacao_semana_da_agua_sanepar_2018.pdf

Fonte: AEN-PR

Compartilhe: