• folhadecianorte@gmail.com

Fale com a Folha

44 3018-2015


22 de julho de 2017

2:44

Designer cianortense tem trabalho publicado na midia internacional

Publicado em 2 de março de 2017

rodrigo-artes02O designer gráfico Rodrigo Pinheiro (foto), 32 anos, mostrou que quem corre atrás sempre consegue resultados positivos para seu trabalho. Ele tentou pelo caminho tradicional do mercado na direção de arte como funcionário de uma empresa de roupas em Cianorte. Mas, foi trabalhando por conta própria que conseguiu destaque internacional e está prestes a se mudar para Santa Catarina para investir na própria empresa, estando mais próximo de clientes em potencial. “Por aqui ficamos muito fechados para o que acontece no mundo. É como um ciclo vicioso. ficamos presos numa rotina”, justifica a mudança, ressaltando que também gosta de praia, e sendo exemplo da falta de valorização das empresas em seus quadros de funcionários. “Apesar da qualidade de vida daqui, há dificuldade em outros acessos no mercado de trabalho”.

O designer já teve trabalhos publicados em revistas e sites de destaque no segmento como Zupi, Follow the Colors, ELLE, Marie Claire, Storm, Nakid, Ideia Fixa, entre tantas outras. Além de fazer trabalhos comerciais para marcas internacionais, como da Europa, Estados Unidos e Nova Zelândia, que vão desde estampas de roupas, ilustrações até videos publicitários.

Rodrigo Pinheiro é formado em Tecnologia de Informação, pela Univap, de Jacareí (SP), em 2002,e em Design de Produto, pela UEM/Cianorte, em 2010. O interesse por Design tem origem na infância onde fazia colagens para registrar o mundo que tinha em mente. Ele recortava revistas e montava cenas numa folha de sulfite. “Senti a necessidade de reviver isso, agregando a linguagem da moda com um pouco de surrealismo”, explica seu estilo de trabalho, resultando no estúdio Paste in Place, que ganhou repercussão internacional a partir de um estúdio que ele montou em sua casa na Zona 1, em Cianorte.

PUNK – Outra referência importante no histórico de Pinheiro é que ele colhe bons resultados de suas influências culturais. Ou seja, que a cultura e arte colaboram nas inspirações profissionais. O designer cita um mix que vão desde o punk rock do Bad Religion, passando pelas obras de Salvador Dali, Andy Wharol e René Magritte até filmes de Coppola, Polanski e Alejandro González Iñárritu. O que acaba dando uma percepção de mundo mais ampla do que quem vive sob a influência alienadora da TV aberta ou da música sertaneja, por exemplo.

GADGETS – A tecnologia é um ponto importante na carreira. E vai desde o lado nerd de um game como Counter Strike, até os últimos acessórios em atualizações frequentes. Curiosamente, o trabalho tem uma relação entre a natureza e as máquinas. Como Pinheiro viaja frequentemente, ele leva uma mesa de desenho digital, um Mac Book Pro e câmeras GoPro e Canon 70D. O que são a ponte de suas caminhadas por cidades, praias e trilhas de suas viagens.

CONTATOS:
– Facebook do Paste in Place .  / – Site Paste in Place .

Texto e foto: Andye Iore / Folha de Cianorte

"Conteúdo protegido por direitos autorais. Cite crédito ao usar textos e fotos da Folha de Cianorte"

About the author /


Jornalista formado em 2002 pelas Faculdades Maringá, com especialização em Comunicação e Educação. Já foi correspondente regional da Gazeta do Povo, trabalhou no O Diário (de Maringá), rádio CBN Maringá, coordena o projeto cultural Zombilly, entre outros.

Jornal Folha Regional de Cianorte

Endereço: Av. Brasil, 1167, Cianorte - PR.

Telefone: (44) 3018-2015

Email: folhadecianorte@gmail.com

Diretor proprietário

Luiz Antônio Barbosa

Editor de conteúdo

Andye Iore.

Desenvolvido por Web 7 - Soluções digitais