Desfile apresenta peças de usuários do CAPS customizadas por alunos da UEM

 

CAPS Fashion UEM Cianorte será nesta quarta-feira (04), às 19h. Evento é aberto à toda comunidade

Um desfile de customização e moda com propósito. Assim será o CAPS Fashion UEM Cianorte,que acontece nesta quarta-feira (04), às 19h, no Anfiteatro da UEM de Cianorte, bloco Y02 (Rua Afonso Pena, 130). Na passarela, estarão os looks escolhidos pelos pacientes do Centro de Atenção Psicossocial de Cianorte (CAPS) adulto e infantil que foram transformados pelos acadêmicos do 2º ano do curso de Moda do campus regional de Cianorte, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Toda a comunidade está convidada a assistir. Em seguida, haverá um coquetel.

“Foi uma iniciativa inédita que promoveu a interação dos universitários com a comunidade, os aproximando”, relata a chefe da Divisão de Saúde Mental, Thaíse Dantas. “Os usuários do CAPS trouxeram peças de roupas próprias que lhes resgatavam a memória afetiva e participaram de todo o processo criativo. Os estudantes interpretaram suas aspirações e garantirem uma nova identidade para a vestimenta, por meio da customização”, conta Fabrício de Souza Fortunato, que é coordenador do projeto Tecidoteca, ao lado de Ronaldo Salvador Vasques, do qual a ação fez parte.

As oficinas de customização aconteceram a cada 15 dias, em três encontros, e contaram com o apoio da professora de confecção, Fernanda Tiossi Sampaio. “Os usuários participaram ativamente do processo de construção das peças e, com o passar do tempo, foram perdendo a timidez e interagindo mais com os alunos. As roupas foram pensadas de modo que poderão ser utilizadas depois, no dia a dia, por eles”, conta Fabrício. “Mostramos, por meio desse projeto, que a Moda não é algo efêmero e fútil, mas que tem um propósito”, finaliza.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: