DESCUBRA SE VOCE TEM D.T.M. (DISFUNÇÃO TÊMPORO-MANDIBULAR)


Nós elaboramos algumas perguntas e respostas para ajudar você a entender o que é a D.T.M., e assim, fazer uma pré-avaliação de possíveis sintomas da doença. Obviamente, não temos a pretensão de fazer uma consulta por esse meio, e sim auxiliar o leitor através desse questionário entender o que é a doença.

A dor-orofacial é uma dor que acomete a região da boca, face, cabeça e pescoço. Dentre os tipos mais comuns, destacam-se as dores e problemas clínicos dos músculos da mastigação e da ATM, bem como de suas estruturas associadas, condições conhecidas pelo termo DTM (disfunção têmporo-mandibular).

O QUE PODE CAUSAR A DTM?

Hábitos parafuncionais como apertamento dentário, rangido dos dentes também conhecido como bruxismo, são os principais causadores da disfunção. Estresse emocional, má postura, traumas na cabeça e no pescoço, certas doenças sistêmicas, como fibromialgia ou enxaqueca, defeitos estruturais das articulações, mordida instável, más posições e perdas dentárias são outras condições fortemente relacionadas com o surgimento da DTM.

O QUE É O BRUXISMO?

Bruxismo é o ato de ranger os dentes, que pode ocorrer enquanto o indivíduo está acordado ou dormindo, e, além da dor, costuma provocar desgastes nas superfícies dentárias.

A DTM É PERMANENTE?

Essa condição pode ser muito bem controlada, e, em alguns casos, até curada. É fundamental, no entanto, que o paciente procure por tratamento, para que o problema não se torne crônico, o que passaria a exigir um tratamento mais difícil e duradouro.

AO ABRIR A BOCA ESCUTO RUÍDO NAS ARTICULAÇÕES. O QUE É ISSO?

Os ruídos da articulação temporomandibular (ATM) são sinais de algum provável deslocamento de disco articular, falta de coordenação dos movimentos mandibulares ou de uma alteração degenerativa das estruturas associadas.

ALGUMAS DORES DE CABEÇA PODEM SER POR CAUSA DA DTM?

As DTMs agem potencializando uma dor de cabeça primária, causada, por exemplo, por uma enxaqueca ou por uma cefaleia do tipo tensional. Ao tratar a DTM, portanto você estará diminuindo a intensidade e a frequência de uma eventual dor de cabeça de alguma outra origem.

DOR E/OU DIFICULDADE DE ABRIR A BOCA AO ACORDAR PODE SER DTM?

Você provavelmente aperta seus dentes durante o sono. Isso pode ser a causa desse sintoma.

Se você se encaixa em algumas situações acima descritas, você pode ter DTM, e precisa de uma correta avaliação e plano de tratamento para o quadro não se agravar mais.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: