Deputado Jonas Guimarães prestigia solenidade de aniversário da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar

 

A 5ª Companhia Independente da Polícia Militar de Cianorte está completando cinco anos nesta quinta-feira (4). Para comemorar a data, foi realizada uma solenidade na sede da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cianorte), reunindo lideranças e autoridades do município e da região. O deputado estadual Jonas Guimarães esteve presente na solenidade.

A atual 5ª Companhia Independente anteriormente era vinculada ao 11º Batalhão, sediado em Campo Mourão. Foi ativada como Companhia Independente no dia 29 de janeiro de 2014, iniciando suas atividades no dia 4 de abril daquele ano, tendo como primeiro comandante o Major Silva Neto. Atualmente, é comandada pelo Major Elisvaldo Balbino dos Santos. A CIPM é responsável por sete municípios: Indianópolis, Japurá, Jussara, São Manoel do Paraná, São Tomé, Terra Boa e Cianorte, sede da unidade.

O prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, parabenizou a 5ª Companhia por mais um ano de existência e falou sobre o trabalho de excelência prestado pelos policiais em prol da população. “Nosso município possui uma grande harmonia entre todos os poderes, o que é muito importante. Cianorte vem crescendo de forma organizada e contando com um aparato de segurança que vem mostrando grandes resultados”, afirmou o prefeito. Bongiorno disse ainda da importância do município contar com importante representação política. “Temos a consciência da importância do deputado estadual Jonas Guimarães para o efetivamento das conquistas na segurança, fruto de sua articulação e confiança que tem de seus pares e da população”, finalizou o prefeito.

O deputado estadual Jonas Guimarães, juntamente ao prefeito Bongiorno, vereadores e sociedade civil organizada, logrou grandes conquistas junto ao Governo do Estado para a segurança de Cianorte: além da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, Cianorte passou a contar com a 21ª Subdivisão da Polícia Civil, a Delegacia da Mulher, o 8º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros e sua nova sede, o Curso de Formação de Soldados, entre outros. “Acredito que estamos realizando bem o nosso trabalho, fruto da confiança da população por meio do voto. Conseguimos primeiramente a nossa microrregião [Amenorte] e várias conquistas na área da segurança. Como parlamentar, temos obtido sucesso em nossos anseios, em prol da população de Cianorte e de toda a nossa região”, disse o deputado. O parlamentar falou ainda que vem trabalhado por mais recursos para a PM. “Estamos buscando a vinda de mais viaturas para auxiliar no policiamento da nossa cidade e da região. Rendemos aqui nossas homenagens aos policiais militares, civis, bombeiros e a todos que muitas vezes arriscam sua vida pelo bem estar da população”, disse.

O Major Elisvaldo Balbino dos Santos, comandante da 5ª CIPM, falou sobre mais um ano de exercício da corporação. “É importante celebrar a independência que conquistamos. Hoje há menos burocracia e mais facilidade para todos”, disse. Já o Comandante do 3º Comando Regional de Polícia Militar, Coronel José Carlos Mazurkievicz reforçou as palavras do Major Balbino e falou sobre facilidades ao cidadão que podem ser implementadas em breve na região. “Sabemos que sempre temos que buscar melhorar. Em breve, buscaremos implementar o APP 190, onde o cidadão pode abrir uma ocorrência por meio de aplicativo, fazer uso do chat e acompanhar o desfecho da ocorrência”, explicou.

NÚMEROS

Desde a criação da 5ª CIPM, foram realizadas mais de 4.700 prisões e apreensões de pessoas e tiradas das ruas 285 armas de fogo. Ademais, foram apreendidos mais de 650 quilos de entorpecentes e serem recuperados mais de 500 veículos.

HOMENAGENS

Durante a solenidade foram realizadas homenagens a vários policiais que se destacaram em suas funções. Somente no mês de março, foram presos e apreendidos 113 pessoas.

Dez policiais militares receberam a homenagem pela ocorrência do dia 12 de março de 2019, quando os soldados foram informados de roubo a residência em andamento. Repassaram as informações de forma rápida e eficaz às equipes de rádio patrulha e Rocam [Ronda Ostensiva com aplicação de motocicletas], que de imediato se deslocaram ao local da ação criminosa, obtendo êxito em prender o assaltante, que estava de posse de um revólver calibre 38. Foram homenageados os soldados: Santos, Ventura, Souza, Costa, Andrade, Thaís, Leite, Nogueira, Feltrin e Flávia.

Posteriormente, o soldado Garozi também recebeu homenagens por seus mais de 22 anos de serviços prestados à corporação. Atualmente, pertence à Rotam, o qual comanda uma das equipes, sendo referência aos demais componentes do grupo e da unidade.

PRESENÇAS

Também participaram da solenidade o vice-prefeito Beto Nabhan; o presidente da Câmara, Silvio Fernandes e os vereadores Santina, Zezão, Vitor Davanço, Mendes e Márcia Pereira; o tenente-coronel Letrinta; o Comandante do 8º Subgrupamento Independente do Corpo de Bombeiros, Major Adriano Alves; o delegado-chefe da 21ª Subdivisão da Polícia Civil, doutor Jonas Peixoto do Amaral; o representante da Casa Civil, Sérgio Pereira Junior e demais lideranças e autoridades.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Regional do Deputado Estadual Jonas Guimarães

Compartilhe: