Deputado Jonas Guimarães participa de solenidade com governadora Cida Borghetti, que anuncia investimentos para Cianorte

Na tarde desta sexta-feira (30), o deputado estadual Jonas Guimarães esteve no município de Maringá, na ACIM (Associação Comercial e Industrial de Maringá), junto à governadora Cida Borghetti, onde aconteceu uma série de anúncios de investimentos para todo o Estado.

Também acompanhado do prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, o deputado Jonas Guimarães acompanhou a assinatura de convênio do Município com a Sanepar – convênios que delegam ao Estado as ações de saneamento em Cianorte. Com isso, a Sanepar poderá renovar os contratos de prestação de serviços de água e esgoto nos municípios pelos próximos 30 anos. Em Cianorte, a previsão é ampliar os índices de coleta e tratamento de esgoto dos atuais 68% para 80% até 2020. O serviço de distribuição de água tratada já é universalizado no município.

O presidente da Sanepar, Ricardo Soavinski, disse que para chegar até a delegação dos serviços, houve a revisão dos planos municipais de saneamento básico, por estudos econômicos, audiências públicas e aprovação das câmaras municipais. “Isso vai significar a expansão dos serviços de coleta e tratamento de esgoto. O Paraná tem os melhores índices de saneamento do Brasil, com água tratada universalizada nos municípios onde a Sanepar atua. Nossa meta é também universalizar o tratamento de esgoto nos próximos anos”, disse o presidente.

AVENORTE

Durante a solenidade também foram anunciados investimentos de empresas nos municípios, com o apoio do Governo do Estado, por meio de incentivos do Programa Paraná Competitivo.

A Avenorte Avícola, de Cianorte, projeta investir R$ 157 milhões na expansão da sua unidade de abate de aves. A expectativa é de que com os novos investimentos na região, sejam gerados 2.500 empregos diretos e outros 5 mil indiretos. O investimento prevê a aquisição de máquinas, equipamentos e execução de obras civis. A empresa visa modernizar a unidade produtiva para atendimento de padrões internacionais e cumprimento rigoroso de normas de saúde e higiene, uma vez que pretende exportar sua produção para novos mercados e países, especialmente a Europa.

Além de novos postos de trabalho, vamos colocar entre 300 e 400 novas granjas no campo, que vão gerar um retorno muito grande de ICMS tanto para o Município como para toda a microrregião Noroeste”, afirmou Rodrigo Guimarães, um dos sócios da empresa. “Para assumirmos riscos, precisamos de apoio, e o Governo do Estado tem feito isso com muita propriedade”, acrescentou.

TRABALHO E RESULTADO

O deputado estadual Jonas Guimarães agradeceu à governadora Cida Borghetti pelos investimentos anunciados a Cianorte. “Investir em saneamento é de suma importância e deve ser tratado como prioridade, e a Sanepar é um orgulho para o nosso Paraná”, disse o parlamentar, que falou ainda sobre os investimentos da Avenorte, empresa na qual é sócio. “Pretendemos fazer mais um grande investimento, e o mais importante, geraremos ainda mais empregos para os cianortenses, tornando Cianorte uma cidade referência no país, com um parque industrial moderno”, finalizou o deputado.

Estiveram presentes na solenidade os secretários da Fazenda, José Luiz Bovo; e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Décio Sperandio; os presidentes da Sanepar, Ricardo Soavinski; do Fundepar, José Roberto Ruiz; do Tecpar, Júlio Félix; do IAP, Luiz Carlos Manzato; da ACIM, Michel Felipe Soares; e da Amusep, André Luiz Bovo; o reitor da UEM, Júlio Damasceno; a comandante-geral da PM, coronel Audilene Dias Rocha; o Chefe do Estado-Maior da PM, Antonio Zanatta; o deputado federal Ricardo Barros; o prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno; os representantes da empresa Avenorte, Rodrigo Guimarães e Wanderley Barbosa e demais lideranças. (Com informações da Agência Estadual de Notícias)

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Regional do Deputado Estadual Jonas Guimarães

Compartilhe: