Deputado Jonas Guimarães participa de reunião da Amenorte em Guaporema

Na manhã desta sexta-feira (28), o município de Guaporema sediou mais uma reunião da Amenorte [Associação dos Municípios do Médio Noroeste], que contou com a presença de prefeitos e lideranças dos municípios que compõem a associação, e também de Chefes de Núcleo.

Uma das pautas da reunião foi a definição da data de inauguração da nova sede do Ciscenop [Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Noroeste do Paraná], que será divulgada em breve. O consórcio passará a atender no prédio que abrigava o Hospital Menino Jesus em Cianorte. O Ciscenop é formado pelas cidades de Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara e Tuneiras do Oeste.

O prefeito anfitrião do evento, Marcos Barranco, de Guaporema, agradeceu às autoridades presentes. “Como microrregião, temos que continuar unidos, trabalhando em prol do desenvolvimento dos nossos municípios. O permanente contato entre nós se faz importante, pois com a união os resultados com certeza chegam mais rápido”, afirmou o prefeito, que parabenizou também o deputado Jonas Guimarães pelo trabalho que presta por Guaporema e região. “Costumo dizer que o deputado Jonas é o padrinho da nossa cidade de Guaporema. Não se trata aqui de um deputado paraquedista, que aparece em nossa cidade apenas de quatro em quatro anos, estamos tratando de um parlamentar comprometido com a população que confiou o voto em seu trabalho”, disse Barranco.

O presidente da Amenorte e prefeito de Jussara, Moacir Tatinha, reforçou as palavras do prefeito Barranco e falou da necessidade de uma reunião dos prefeitos da microrregião junto ao Governo do Estado e a Casa Civil, para apresentar as reivindicações pertinentes. “Temos de mostrar a força da nossa microrregião e juntos podemos conseguir com agilidade o que necessitamos. A Amenorte tem crescido muito, e em breve também estaremos com uma sede própria para melhor desenvolver os nossos trabalhos”, anunciou Tatinha.

Já o deputado estadual Jonas Guimarães reiterou os avanços conquistados pela Amenorte desde a sua fundação, no ano de 2013. “Ficamos satisfeitos em ver o quanto crescemos como microrregião e o quanto isso tornou mais prático o trabalho realizado. Por exemplo, antes da criação da nossa Amenorte, dependíamos de municípios como Campo Mourão, Umuarama ou Maringá para inúmeras coisas. Hoje, graças à criação e à existência da nossa microrregião, temos os vários Núcleos em Cianorte, conquistamos a 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, a Subdivisão da Polícia Civil, o Subgrupamento do Corpo de Bombeiros e sua sede super moderna, a Delegacia da Mulher, o Curso de Formação de Soldados, dentre outros. São avanços que devem ser comemorados. Se hoje estamos unidos, temos que nos unir ainda mais, pois só assim lograremos nossos objetivos”, finalizou Guimarães.

A ASSOCIAÇÃO

A Amenorte é composta pelos municípios de Cianorte, Cidade Gaúcha, Guaporema, Indianópolis, Japurá, Jussara, Rondon, São Manoel do Paraná, São Tomé, Tapejara, Terra Boa e Tuneiras do Oeste. A microrregião foi criada pelo projeto de lei nº 11.354/1996, de autoria do então deputado estadual e ex-prefeito de Cianorte, Edno Guimarães [in memorian], sendo oficializada no ano de 2010 e implementada de fato em 2013. A associação propicia maior autonomia política para os municípios da região, tendo assim maior representatividade diante do Governo do Estado e Governo Federal.

PRESENÇAS

O evento contou também com a presença dos prefeitos de Tuneiras do Oeste, Boia; de Rondon, Aílton Valoto; de Tapejara, Rodrigo Pezão; de Cidade Gaúcha, Alexandre Lucena; de Terra Boa, Valter Peres; de São Manoel do Paraná, Agnaldo Trevisan; de Japurá [em exercício], Genelson Peres e o Secretário Municipal de Administração de Cianorte, Eliab Vieira Moreno, que na ocasião representou o prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno. Também compareceram o assessor da Casa Civil na Amenorte, Sérgio Pereira Junior; o Chefe Regional da Emater, Roberto Corredato; o Chefe do Núcleo Regional de Educação, Émerson Matos; a Chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, Adriana Macedo; o Chefe Regional do IAP, Ademir; do Instituto das Águas, Leonildo; do Ciretran de Cianorte, Maucir Marcuz; o vice-prefeito de Jussara, Robison; o ex-prefeito de Jussara, Buguê; o Comandante do Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Cianorte, Major Adriano; o Comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, Major Galbino e demais lideranças e autoridades de Guaporema e de toda a região que compõe a Amenorte.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Regional do Deputado Estadual Jonas Guimarães

Compartilhe: