Deputado Jonas Guimarães participa da solenidade de lançamento do Programa Presente na Escola no Núcleo Regional de Educação de Cianorte

 

A manhã desta quinta-feira (6), reuniu dezenas de educadores do Núcleo Regional de Educação de Cianorte na sede do CEEP [Centro Estadual de Educação Profissional], onde aconteceu o lançamento do programa “Presente na Escola”, da Secretaria de Estado da Educação. A solenidade contou com a presença do deputado estadual Jonas Guimarães.

Dentre os objetivos do programa, estão o combate ao abandono escolar e debater estratégias que aprimorem o desenvolvimento do aluno em sala de aula, visando a permanência dos alunos nas escolas e a garantia de uma educação de qualidade.

EVASÃO ESCOLAR

O Chefe do Núcleo Regional de Educação de Cianorte, Emerson Matos, explicou os possíveis fatores da evasão dos alunos. Matos afirmou que, dentre as causas para o abandono dos estudantes, estão aspectos intraescolares e extraescolares. A violência, as drogas, doenças, cultura familiar, dificuldade de deslocamento e famílias que estão em cosntante mudança de município, por exemplo, são os fatores extraescolares. Já entre as motivações intraescolares, estão o bullying, a falta de acolhimento dentro da instituição de ensino, aulas com pouca relevância, falta de aulas, violência, o clima escolar e a infraestrutura da escola.

Apenas no ano de 2018, a rede estadual de ensino registrou uma evasão escolar de mais de 89 mil estudantes, o que representa 6% dos estudantes do Ensino Fundamental e 15% do Ensino Médio.

TECNOLOGIA A FAVOR

Matos explicou que,uma das estratégias para que os alunos frequentem as aulas com a frequência necessária, é o aplicativo Registro de Classe, que permite ao professor realizar a chamada de presença pelo celular. A partir dessa base de dados, são gerados relatórios diários por escola, série e turma. Ademais, há a integração com o aplicativo Escola Paraná, onde os pais ou responsáveis já recebem mensagens diárias informando se o esudante compareceu ou não à sala de aula, possibilitando o acompanhamento da frequência escolar do filho. “O relatório é uma ferramenta que fornece um raio-x para que possamos agir enquanto escola e também junto à rede de proteção”, salientou Emerson. O NRE de Cianorte ainda realizará oficinas com educadores onde a evasão será debatida e também é realizado um convite à reflexão das razões que os alunos tem deixado a educação de lado.

AÇÕES PÚBLICAS

O prefeito de Cianorte, Claudemir Bongiorno, elogiou as ações do Governo do Estado e dos desafios enfrentados pela rede de ensino. “Infelizmente, hoje o mundo oferece tudo para as nossas crianças e adolescentes, e obviamente nem tudo é bom. É um desafio para a educação ‘concorrer’ com esse mundo e provar que a educação é o caminho para um futuro promissor”, disse o prefeito. O deputado estadual Jonas Guimarães reforçou as palavras do prefeito e se colocou à disposição do Núcleo Regional de Educação e dos professores da rede. “Investir em educação é de suma importância, é pilar fundamental da administração pública. O combate à evasão escolar é extremamente necessário, não podemos perder nossas crianças e jovens para a marginalidade, a criminalidade e as drogas, por exemplo”, disse o deputado, que afirmou que a construção de políticas públicas é imprescindível. “Como deputado estadual, me coloco à disposição dos educadores, prefeitos e vereadores para que, junto ao Governo do Estado, continuemos trabalhando em prol de políticas públicas que fomentem a educação, aumentem ainda mais a qualidade do ensino oferecido e proporcionem uma melhor infraestrutura às escolas”, afirmou Guimarães.

PRESENÇAS

A solenidade contou com a presença dos prefeitos de São Tomé, Océlio Leite e de Tuneiras do Oeste, Taketoshi Sakurada [Bóia]; a Secretária Municipal de Educação de Cianorte, Neuza Casassa e demais secretários da região que compõe o NRE; o presidente da Câmara Municipal de Cianorte, Silvio Fernandes e a vereadora Márcia Pereira; o assessor da Casa Civil, Sérgio Pereira Junior; a representante da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Cianorte, Cíntia; a presidente do Conselho Tutelar, Ana Paula; diretores e professores da rede estadual de ensino e demais lideranças.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social Regional do Deputado Estadual Jonas Guimarães

Compartilhe: