Defesa Civil abre inscrições para curso de voluntário

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil abriu nesta quarta-feira (23) as inscrições para o 1º Curso de Voluntários da Defesa Civil Estadual. O curso é gratuito e as aulas serão online por meio do site do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres. As inscrições encerram em 30 de maio e são apenas 300 vagas disponíveis. Curitiba, 23/05/2018. Foto/Arte: Divulgação Defesa Civil

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil abriu nesta quarta-feira (23) as inscrições para o 1º Curso de Voluntários da Defesa Civil Estadual. O curso é gratuito e as aulas serão online por meio do site do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres. As inscrições encerram em 30 de maio e são apenas 300 vagas disponíveis.

O curso na modalidade EAD (Ensino a Distância) vai abranger técnicas e noções básicas de defesa civil, primeiros socorros, combate a incêndio e preparo de abrigos para o caso de desastres naturais, como enchentes e inundações. Serão quatro módulos, totalizando 20 horas-aula. Para participar o interessado deve se cadastrar como voluntário da Defesa Civil no Estado. Acesse o cadastro em: http://www.defesacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=312%20.

O curso foi elaborado para atender as principais demandas de Defesa Civil e motivar os voluntários a participar cada vez mais das atividades da coordenadoria e compartilhar conteúdo com outras pessoas”, afirmou o responsável pelo corpo de voluntários da coordenadoria, soldado Dilveis da Silva Lambaret.

As aulas começam em 4 de junho e vão até 1º de julho de 2018. A cada módulo o aluno será avaliado. “Só poderá seguir para o módulo seguinte aquele que atingir a nota mínima em cada avaliação”, explicou o soldado. Todos os alunos receberão certificado de participação.

O site para se inscrever no curso o link é http://www.ensino.ceped.pr.gov.br/cursos/ver/50-voluntarios2018

VOLUNTÁRIOS

A Defesa Civil do Estado conta com 1.444 voluntários cadastrados que são convocados em casos de desastres para auxiliar os profissionais da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil e do Corpo de Bombeiro na triagem de donativos e organização de abrigos, por exemplo. “Os voluntários não têm obrigação de atender à convocação, vai da consciência e da disponibilidade de cada um na hora em que são chamados”, explicou Lambaret.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: