Decoração especial na Praça 26 de julho marca abertura da Outubro Rosa

Espaço público amanheceu, nessa terça-feira (1º), repleto de adornos e bexigas para chamar a atenção das cianortenses para a campanha de prevenção do câncer de mama

Em Cianorte, a campanha Outubro Rosa, cujo objetivo é destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero entre as mulheres, começou na manhã dessa terça-feira (1º). A solenidade de abertura aconteceu na Praça 26 de Julho, que estava toda decorada com tecidos e balões cor de rosa, e contou com a presença de autoridades municipais e de representantes dos órgãos ligados à organização da programação, sendo eles: a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, o Provopar, o Conselho da Mulher Empresária da ACIC e a ONG Ensina-me a Viver.

“Para nós é gratificante iniciar novamente esse movimento, que é capaz de mobilizar o público feminino para se prevenir, não só contra o câncer, mas também contra outras doenças ”, disse a primeira-dama do município e presidente de honra do Provopar, Fátima Bongiorno, juntamente com o prefeito Bongiorno. De acordo com a secretária de Saúde, Michelly Pricinotto, nesse período do ano há um aumento significativo da procura pelos exames preventivos. “Em um mês normal realizamos uma média de 300 atendimentos nas Unidades Básicas de Saúde. Em outubro, esse número praticamente sextuplica, já que chegamos a atender 1.800 mulheres”, informou.

“Esses números justificam o nosso empenho para continuar contribuindo para que essa campanha se repita a cada ano”, relatou a presidente do Conselho da Mulher Empresária da ACIC, Silvana Aparecida de Souza. Para a presidente da ONG Ensina-me a Viver, Iraci de Sarges, “a prevenção não vai evitar que uma pessoa passe pela doença, mas deverá contribuir para que ela obtenha o diagnóstico precoce e assim receba o tratamento efetivo e a cura”, concluiu, dando seu testemunho de quem já passou pelo câncer e venceu. A oportunidade ainda contou com uma pequena fala explicativa da médica ginecologista Denise Krauss Handa.

Também estavam presentes na ocasião os vereadores Silvio do Pátio, Santina, Dadá e Victor Hugo Davanço; o secretário de Administração e representante do deputado Jonas Guimarães, Eliab Vieira Moreno; o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Wanderley Fernandes; a secretária de Educação e Cultura, Maria Neuza Casassa; a secretária executiva do Ciscenop, Andréia Lemos; a presidente e da coordenadora do Provopar, Carla Urbano e Neide Ferreira, respectivamente; a representante do deputado federal Zeca Dirceu, Suzy Cardoso; e o presidente da ACIC, Hércio Correia de Souza.

PROGRAMAÇÃO

Para ampliar o acesso das mulheres às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e incentivar a realização de exames preventivos, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, elaborou um esquema de atendimento especial para a coleta de preventivo, aos sábados, das 8h às 16h. No dia 05, haverá atendimento para as mulheres nas UBSs do Jardim Universidade, Vila 7, Santa Mônica, Cianortinho e Pedro Moreira. Já no dia 26, as ações serão nas Unidades do Morada do Sol, Santa Mônica, Extensão e Vidigal. Por fim, no dia 9 de novembro, as coletas dos preventivos acontecerão no Setor 3 e em São Loureço.

Além dos exames, a agenda reserva outras ações, como panfletagens sobre o assunto nos dias 5, na Praça Moraes de Barros; e 19, no estacionamento da Drogaria Panvel, ambas às 9h; palestra para a comunidade em geral sobre a saúde da mulher com a doutora Denise Krauss Handa, no dia 9, às 19h30, no auditório da ACIC; Chá Outubro Rosa, no dia 19, às 15h, no Espaço Allegra; e a Corrida Outubro Rosa, no dia 29, às 19h, com largada e chegada em frente ao Paço Municipal Wilson Ferreira Varella.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Cianorte

Compartilhe: