Curso básico de costura oferece qualificação profissional aos cianortenses

costura-curso01Uma parceria entre a Prefeitura de Cianorte, por meio da Estação do Ofício, e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Paraná (SENAI) está mudando a vida de dezenas de moradores do município através da qualificação profissional.Desde o último mês,eles frequentamo curso básico de costura, onde aprendem, gratuitamente, lições sobre a confecção e a manutenção de peças de roupas que os auxiliarão no ingresso ao mercado de trabalho.

“Mais do que um curso, essa capacitação deve ser vista como uma oportunidade para esses 60 participantes, já que os tornam aptos a conquistar um novo emprego ou a montar o negócio próprio”, garante a chefe da Divisão de Indústria e Comércio, Leticia de Oliveira. Grande parte dos alunos se encontra em situação de vulnerabilidade social e são atendidos pela Secretaria de Assistência Social.

Durante as 160 horas/ aula de formação,os aspirantes a costureirosse familiarizamcom o funcionamento das máquinas, realizam exercícios de conserto de peças e participam de aulas práticas de montagem e costura. “Queremos que os alunos deixem o curso preparados para conquistar um emprego, já que possuirão todos os conhecimentos básicos exigidos pelo empregador”, comenta a gerente do SENAI, Juliane Agnes.

Todos os artigos confeccionados durantes as aulas são destinados para ações sociais ou se transformam em uniformes para os Centros Municipais de Educação Infantil. O curso termina no dia 18 de dezembro. (Texto e fotos: ASCOM PMC)

costura-curso02 costura-curso03

Compartilhe: