Cuidado com seus pensamentos ocultos

artigo-saquesFiquei chocado com as imagens de pessoas saqueando estabelecimentos comerciais em Recife (PE), depois da greve dos policiais. Os comerciantes estão fazendo de tudo para tentar impedir que seus estabelecimentos sejam invadidos.

No grupo de saqueadores não há somente homens. Há mulheres e crianças quebrando portas e “roubando” aparelhos eletrônicos e eletrodoméstico das lojas que encontram pela frente. Um gerente de uma das lojas desabafou se dizendo indignado, pois paga impostos e é esse tipo de segurança que eles possuem.
Isso me faz pensar em quantas pessoas tem em seu íntimo a vontade de fazer o que é errado, mas não o fazem por medo de represálias?

Vou utilizar a seguinte lógica: eu não cometo crimes, não porque acredito ser errado, mas pelo fato do medo de ser preso. Se a polícia não atuar, então me sinto incentivado a entrar na criminalidade.

Não traio minha esposa, não porque acredito que é errado, mas o medo de ser descoberto e cair na boca das pessoas. A partir do momento que surge uma oportunidade, demonstro este meu lado até então escondido. Há uma frase de Oscar Wilde que ilustra isso: “Ética é o que você faz quando está todo mundo olhando. O que você faz quando ninguém está olhando chama-se caráter”.

Então quer dizer que se esqueci meu carro aberto, pessoas que tem essa tendência para fazer o que é errado talvez não o façam devido ao medo de serem pegos, mas não porque acreditam ser errado. Meu pai sempre me ensinou que mesmo que ninguém esteja olhando, devemos fazer o que é correto, pois uma hora ou outra nossos pensamentos ocultos e nossas vontades irão aflorar.

Por isso é importante trabalharmos constantemente para termos um caráter puro, agir de forma correta, para evitar sermos traídos pelos nossos próprios pensamentos. Saiba que você semeia um pensamento, colherás uma ação, semeia uma ação colherás um hábito, semeia um hábito, colherás um caráter, semeia um caráter e colherás um destino.

Pense nisso!

Professor Israel Santos

Compartilhe: