Corpus Christi será celebrado com Missa Campal em Cianorte

 

corpus2Católicos de todo o mundo celebrarão amanhã (26) a festa de Corpus Christi, que tem como objetivo de louvar o mistério da Eucaristia, que é o sacramento do corpo e sangue de Jesus Cristo. Em Cianorte, a data será comemorada com uma Missa Campal em frente ao Santuário Eucarístico Diocesano Nossa Senhora de Fátima.

O evento irá reunir fiéis de todas as paróquias do Decanato de Cianorte. A celebração terá início pela manhã com procissões que saíram das paróquias em direção ao Santuário, onde às 09 horas terá início a Missa Campal.

PORTA SANTA – Este ano os católicos celebrarão a festa de Corpus Chisti num único evento por causa do Ano Santo da Misericórdia, que conta com a Porta Santa que está no Santuário Eucarístico, tendo um valor simbólico muito especial na fé cristã; pois passar por ela significa uma atitude efetiva da fé na misericórdia divina, desta forma, os peregrinos devem passar pela Porta Santa para alcançarem a Indulgência Plenária.

Como explicou o Papa Francisco no lançamento do Ano Jubilar da Misericórdia em novembro de 2015 explicou que a Porta Santa é “a Porta da Misericórdia de Deus, que acolhe o nosso arrependimento oferecendo a graça do seu perdão. A porta é generosamente aberta, é preciso um pouco de coragem da nossa parte para cruzar o limiar. Cada um de nós tem dentro de si coisas que pesam. Todos somos pecadores! Aproveitemos esse momento que vem e cruzemos o limiar dessa misericórdia de Deus que nunca se cansa de perdoar, nunca se cansa de nos esperar! Ele nos olha, está sempre próximo a nós. Coragem! Entremos por essa porta!”, destacou o Papa.

ORIGEM – A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao século XIII, quando por volta de 1264, ocorreu o Milagre de Bolsena, em que um sacerdote celebrante da Santa Missa, no momento de partir a Sagrada Hóstia, teria visto sair dela sangue, que empapou o corporal. O Papa Urbano IV então determinou que os objetos milagrosos fossem trazidos para Orvieto em grande procissão em 19 junho de 1264, sendo recebidos solenemente por Sua Santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico de que se tem notícia. A festa de Corpus Christi foi oficialmente instituída por Urbano IV com a publicação da bula Transiturus em 8 de setembro de 1264, para ser celebrada 60 dias após a páscoa.

Texto : Juliano Secolo / Imagem ilustrativa

Compartilhe: