Copel Distribuição recebe prêmio Melhores em Gestão

A Copel Distribuição ganhou ontem, em São Paulo, o prêmio Melhores em Gestão, principal premiação de gestão organizacional do país, promovida pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A Copel Telecom também ficou entre os cases de sucesso, levando uma das posições de reconhecimento. São Paulo, 28/03/2018. Foto: Divulgação Copel

A Copel Distribuição ganhou nesta terça-feira (27), em São Paulo, o prêmio Melhores em Gestão, principal premiação de gestão organizacional do país, promovida pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A Copel Telecom também ficou entre os cases de sucesso, levando uma das posições de reconhecimento.

Das 11 organizações reconhecidas pela FNQ como melhores em gestão, três foram eleitas destaque. Entre elas, a Copel Distribuição, única do segmento de energia a levar o título. O processo de avaliação que define as premiadas dura meses e é concedido após uma análise profunda das práticas de gestão, efetuada por avaliadores independentes capacitados pela FNQ.

Entre os fatores que levaram ao destaque na premiação, a Copel Distribuição tem se estruturado há mais de 10 anos dentro das premissas que definem a excelência em gestão. Desde então, a subsidiária da Copel adota práticas em conformidade com a Lei Sarbanes-Oxley (SOX) e já obteve a Certificação ISO 9001:2000, referente à Coordenação, Supervisão e Controle da Operação de Sistemas Elétricos de Potência.

Além disso, adotou o Modelo de Gestão Empresarial para a Sustentabilidade, desenvolveu programas internos e workshops relacionados ao tema e obteve diversos prêmios de reconhecimento externo. Entre eles, os da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, a Abradee, com o título de melhor distribuidora do país por seis vezes nos últimos sete anos; da Comissão de Integração Energética Regional (Cier), eleita por cinco vezes nos últimos sete anos com o título de melhor do continente; e reconhecida pela agência reguladora, a Aneel, com o primeiro lugar no Índice Aneel de Satisfação do Consumidor (Iscal) de 2017 entre as grandes distribuidoras do país.

A Copel DIS também implantou há alguns anos o Modelo de Excelência de Gestão (MEG), metodologia internacional de avaliação, autoavaliação e reconhecimento de boas práticas de gestão. E, em 2017, redefiniu sua cadeia de valor, disponibilizando suas práticas de gestão em um portal eletrônico, de forma a manter as informações atualizadas e com fácil acesso a todos os empregados.

Receber um reconhecimento como este é a resposta aos anos de trabalho que temos dedicado a fazer da Copel Distribuição um modelo em práticas de gestão inovadora. Temos sido vitrine para o mercado nos últimos anos, com reconhecimentos nacionais e internacionais, o que prova a importância de um trabalho voltado à qualidade dos serviços prestados, à satisfação do cliente e à cooperação interna”, destaca o diretor da Copel Distribuição, Maximiliano Orfali.

RECONHECIMENTO – Reconhecida como case de sucesso, a Copel Telecom também foi contemplada na premiação. Desde 2015 a subsidiária adota o MEG. Já foi destaque como referência em processos no Prêmio Nacional da Qualidade – agora remodelado e transformado no Melhores em Gestão – e, ano passado, adotou práticas de aprimoramento de gestão por meio de um programa voltado à reestruturação dos processos e mudança do modelo mental.

Atuamos na estruturação de mais de 100 práticas com envolvimento de gerentes e empregados responsáveis. O resultado foi a descrição, padronização, diagnóstico e transformação do desempenho de todos por meio de melhorias voltadas ao aumento da qualidade dos requisitos, à otimização dos custos e à maximização do valor da empresa de forma sustentável”, justifica o diretor da Copel Telecom, Adir Hannouche. “Receber o reconhecimento, portanto, nos mostra que estamos no caminho certo.”

O PRÊMIO – O prêmio Melhores em Gestão foi realizado pela primeira vez este ano, em substituição ao Prêmio Nacional da Qualidade, que a FNQ já promovia há 25 anos. O novo reconhecimento se propõe a criar uma lista das melhores organizações em gestão do Brasil. Empresas de oito estados brasileiros, de todos os portes, em 14 segmentos de negócios, participaram da premiação.

No fim do processo de avaliação, as organizações recebem um Diagnóstico de Maturidade da Gestão (DMG), contendo a pontuação global e detalhada, com comentários que expressam os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em relação ao Modelo de Excelência da Gestão, reconhecido internacionalmente.

AS EMPRESAS DESTAQUE E RECONHECIDAS NO PRÊMIO MELHORES EM GESTÃO SÃO:

Empresas Destaque

Copel Distribuição S.A.

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Unidade de Negócio Centro

Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac-RS)

Empresas reconhecidas

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Unidade de Negócio Leste

Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Unidade de Negócio Sul

Companhia Ultragaz S.A.

Copel Telecomunicações S.A.

EDP Energias do Brasil S.A.

Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças (Fucape)

Turbo Brasil Serviços em Turbinas Ltda.

Volvo do Brasil Veículos Ltda.

Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná

Compartilhe: