Copel dá dicas para economizar energia no Verão

sol04

A previsão de aumento das temperaturas em todo o Paraná nos próximos dias também serve de alerta para o maior consumo de energia com refrigeração de ambientes e alimentos. Para evitar a alta na conta de energia em dias quentes, é preciso utilizar os eletrodomésticos com inteligência.

Quase 50% do consumo de eletricidade nas residências paranaenses provém da geladeira, freezers e do chuveiro elétrico. “Há alguns cuidados que contribuem muito para reduzir o consumo de energia, como evitar abrir a porta da geladeira muitas vezes, verificar se ela fecha corretamente e não colocar alimentos quentes no refrigerador”, explica Gustavo Klinguelfus, gerente de utilização de energia da Copel.

Com relação ao chuveiro elétrico – que representa cerca de 25% do consumo de energia em uma residência – o verão é o momento certo para economizar. Na maioria dos equipamentos, basta mudar a chave de temperatura para “verão” para reduzir o consumo do aparelho em até 40%. Uma dica para qualquer época é a de evitar banhos demorados, contribuindo também com a economia de água.

O ar-condicionado é outro vilão do consumo de energia. “Ao utilizar o aparelho para refrescar o ambiente, é necessário manter as janelas e portas fechadas. Em cômodos desocupados, lembre-se de desligar o aparelho e de limpar periodicamente as grelhas de circulação de ar, o que melhora sua eficiência”, explica Gustavo.

Usar a iluminação com parcimônia também ajuda a economizar. Para isso, evite acender lâmpadas durante o dia, abra bem as cortinas e use ao máximo a luz do sol. Prefira lâmpadas de led ou fluorescentes compactas. Embora sejam mais caras, elas consomem 80% menos energia que as incandescentes, compensando o investimento. “Uma lâmpada de led de 10 Watts ou uma fluorescente de 15W iluminam tanto quanto uma lâmpada incandescente de 60W, além de terem maior durabilidade”, acrescenta Gustavo.

Em sua página na internet, a Copel oferece uma série de dicas sobre como economizar energia também ao usar o ferro de passar roupa, televisor, máquinas de lavar roupa e louça, entre outras. Basta entrar no site copel.com e acessar a área “Residencial”.

GERENCIAR – Para quem quer saber antecipadamente quanto vai gastar na conta de luz, a Copel mantém um simulador online de consumo de energia. Basta acessar o endereço eletrônico “copel.com/hpcopel/simulador” e informar a potência dos equipamentos e o tempo médio de uso diário. O simulador apresenta cerca de 50 eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos para serem consultados nos vários cômodos da casa.

Texto: Ascom Copel

Compartilhe: