Construindo um novo sorriso

Um sorriso pode denunciar sua idade e ainda modificar a aparência da face, porque com o passar dos anos, os dentes acabam sofrendo alterações em seu desenho original, devido a desgastes normais ou não, e que modificam a mastigação e adianta o processo de flacidez dos músculos faciais, além de envelhecer sua face.

Com o avançar da idade e hábitos adquiridos durante a vida, os desgastes por abrasão e bruxismo vão modificando nossa mordida. Para analisar a idade do sorriso, pode se observar o quanto os dentes superiores aparecem em repouso durante uma conversa. Sorriso envelhecido expõe mais os dentes inferiores que os superiores, pois os lábios descem em razão da flacidez facial.

Atualmente, existe uma grande quantidade de materiais e técnicas que facilitam o planejamento estético e proporcionam um sorriso natural às pessoas. O DSD (Digital smile designer) é uma técnica que estuda sua mordida e permite alterações no seu sorriso e mostra antecipadamente no computador como seu sorriso pode ficar.

Dedicado a Estética Dental há alguns anos, posso afirmar que essa é uma ferramenta que auxilia muito a compreensão do paciente no seu tratamento.

As facetas de porcelana ou as lentes de contato conseguem transformar um sorriso, dando um aspecto mais jovial. Outro tratamento para correção do posicionamento dos dentes e auxiliar sua função são os aparelhos estéticos, onde se pode conseguir um sorriso mais atraente.

O clareamento dental é outro recurso bastante usado para realçar o sorriso, seja pelo escurecimento natural da idade, por uso de medicamentos, por manchas de nicotina ou pigmentos contidos em alguns alimentos e bebidas.

A divulgação através dos meios de comunicação, e as próprias celebridades exibindo seus novos dentes, sempre bem alinhados e brancos, acabam por criar um estereótipo do padrão de beleza e do que deve ser seguido. Assim sendo, dentes bem cuidados pode significar uma pessoa bem sucedida, preocupada com sua aparência, antenada com o mundo atual e, principalmente, com sua imagem, fundamental para os padrões de uma sociedade moderna.

No entanto, entendemos que o bom senso na escolha da cor e da forma dos novos dentes deve ser bem discutida entre o dentista e o paciente, sempre levando em consideração não só o conhecimento profissional, mas também entender os desejos dos pacientes.

Colaboração: Dr. Wagner Destéfano

Cirurgião Dentista – CRO 10637

Compartilhe: