Conselho se prepara para Conferência das Cidades

logo-estado

O Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/PR) promoverá nos dias 28 e 29 mais uma reunião ordinária. Esta será a 33a edição, a última do ano, e que antecede a Conferência Estadual das Cidades em março de 2017. A reunião acontece no Hotel Estação Express, na Rua João Negrão, 780, no Centro de Curitiba.

Nesta edição, haverá um Seminário sobre Resíduos Sólidos, com palestras de dois coordenadores da Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Na primeira delas, com o coordenador desta área, Vinício Costa Bruni. Em seguida, falará sobre mudanças climáticas o coordenador José Rubel.

A Reunião Ordinária terá dois dias de duração, com início às 9h do dia 28, quando será apresentado o Seminário sobre Resíduos Sólidos. Após o seminário, acontece a reunião dos conselheiros da Comissão Preparatória Estadual.

Também estão programadas reuniões das Câmaras Técnicas de Saneamento; Habitação; Planejamento e Gestão de Solo Urbano e Territorialidade; Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana. Haverá ainda reunião da Comissão Estadual Recursal de Validação (Cerv); Sistematização; Infraestrutura e Logística.

Depois do intervalo, das 16h15 às 16h30, o espaço será ocupado para as reuniões dos Grupos de Trabalho de Conflitos Fundiários; Acompanhamento de Conselhos Municipais; Acompanhamento de Ações da Defesa Civil; Fracking – Fraturamento Hidráulico; Estatuto da Metrópole e Projeto de Lei ConCidades/PR. Das 18h às 20h haverá reunião de participantes de segmentos diversos.

No segundo dia, 29, as atividades começam às 8h30, com a abertura regimental de informes da Secretaria Executiva e aprovação de pautas e de Ata da 32ª Reunião Ordinária. Em seguida haverá indicação da Comissão Coordenadora da 34ª Reunião do ConCidades. Depois, ao longo da manhã, o espaço será dividido em apresentações dos trabalhos realizados nas diversas Câmaras Técnicas e pelos Grupos de Trabalho.

PREPARAÇÃO – Na segunda-feira (7), no gabinete do diretor-geral da Secretaria do Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega, a Comissão Organizadora da 33a Reunião Ordinária do ConCidades/PR se reuniu para preparar a pauta do evento.

O diferencial é que nesta reunião serão apresentados relatórios finais das Câmaras Técnicas e Grupos de Trabalho desta gestão, os quais deverão contar as dificuldades e sugestões para os próximos gestores do ConCidades/PR, que serão eleitos na 6a Conferência Estadual das Cidades.

Participaram do encontro os conselheiros José Abel Brina Olivo, do Observatório Social do Brasil, representando as ONGs; Milton Luiz Brero de Campos, da Comec, representando o Poder Público Estadual; Sirlei Cesar de Oliveira, da Fetraconspar, representando os trabalhadores; Osni Basilio Mendes, da Amusep, representando o Poder Público Municipal; Aparecido da Silva Castro, da Conam, representando os Movimentos Sociais e Populares; e a assessora Lyana Bacil, representando o secretário executivo do ConCidades/PR, Mauro Rockenbach.

Texto: AE-PR

Compartilhe: